Como Melhorar a Caligrafia

Como Melhorar a CaligrafiaAssim como assinaturas, caligrafias são únicas. Cada pessoa tem o seu próprio jeito de escrever, mas o que fazer quando esse jeito é relaxado e feio, dificultando a compreensão? Uma letra ruim pode prejudicar sua escolha em alguma vaga de emprego e ter sua nota em provas e concursos descontada. Aprenda como melhorar sua caligrafia e fuja da famosa “letra de médico”.

1. Treino. Para melhorar a caligrafia é necessário algum treino, por isso tenha disciplina. Você irá precisar apenas de uma caneta e um papel com linhas. Relaxe, sente-se numa cadeira confortável, a mesa deve estar a sua frente e pouco a baixo do seu peito.

2. Alfabeto. Escreva separadamente – observando seu ritmo – todas as letras do alfabeto, dez vezes. Em letra “de mão” e depois “de forma”, para ver qual parece mais legível e bonita. Achar a sua letra é como achar sua identidade.

3. Posição. Com a mão relaxada, posicione a caneta entre o dedo polegar e médio, dobrando-o em seguida como se fosse uma “conchinha”. Essa posição deve ser confortável.

4. Letras de música. Escolha uma música e comece a escrever sua letra, vá com calma, observando seus movimentos.

5.  Relaxe. Muitas pessoas têm a letra feia porque usa força na hora de escrever, lembre-se sempre que uma letra bonita é uma letra que não deixa marcas de grafite no caderno, sendo assim, nunca use a força!

6. Erros. Depois, olhe para o resultado e identifique o que exatamente você não gosta na sua letra. Repita o processo anterior, eliminando os erros e peça a ajuda de alguém no resultado final, para ver se a letra está compreensível.

7. Resultados. Ninguém consegue uma letra bonita do dia para a noite, por isso disciplina é o ingrediente principal para o sucesso. Com treino e disposição, você alcançará resultados excelentes. Pode ser que você não consiga elogios e não perceba melhoras no início, mas só o fato de tornar sua letra cada vez mais compreensível já é sinônimo de vitória. Não tenha medo, boa sorte!