Como Matar Traças

Como Matar TraçasAs traças são um verdadeiro problema para o guarda-roupa e bibliotecas de muitas pessoas. Este é um tipo de inseto mais comum no interior dos edifícios e saem à noite dos seus esconderijos para buscar alimentos ricos em proteínas açúcar ou amifo.

Existem dois tipos de traças:

Traças de roupas: são insetos que se alimentam de peles, lãs, sedas e materiais semelhantes.

Traças de livros: São comuns em residências, onde podem causar danos pelo ataque aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola, roupas engomadas e tecidos de “rayon”.

Agora que você já sabe do que elas gostam, é hora se descobrir como combater esses bichinhos desagradáveis:

1. Use capim limão. Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.

Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.

O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente.

2. Como fazer o sache?Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

Acabe com as traças em 9 passos:

- Elimine pontos de umidade e vazamentos (encanamento) e possíveis abrigos (cantos, frestas, etc);

- Evite acumular papéis, jornais, revistas, livros. Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado;

- Tire o pó de móveis, quadros, cortinas e tapetes sempre que possível;

- Limpe armários e gavetas quinzenalmente com vinagre branco;

- Nunca guarde roupa suja ou úmida;

- Lave a rouparia (roupa de cama, banho, copa) com frequência, mesmo que as peças não sejam usadas regularmente;

- Use aspirador para limpeza no lugar de vassoura e/ou espanador;

- Guardar alimentos, massas e cereais em recipientes com bem fechados.

- Produtos como naftalina funcionam, mas fazem mal ao rim e fígado.