Como Manter um Relacionamento Saudável

Como Manter um Relacionamento SaudávelUm relacionamento saudável envolve duas pessoas que se amam e respeitam um ao outro. Ele só pode ocorrer quando cada indivíduo cuida de si mesmo em primeiro lugar, que, por sua vez, proporciona o cuidado um com o outro. Através da comunicação, e abertura à mudança e de apoio emocional, você pode construir um relacionamento saudável que melhore a qualidade de sua vida e bem estar e felicidade de seu parceiro.  Nesse post você vai ter algumas dicas de como manter um relacionamento sadio.

1. Comunicação. Procure sempre o diálogo. Você deve falar com freqüência, e comunicar seus sentimentos e opiniões e vice-versa. Isto não só irá ajudar o outro a perceber você está sentindo, mas também pode ajudá-lo a articular suas próprias emoções que por ventura possam estar confundindo os sentimentos dos dois.

2.Saiba escutar. Escutar um ao outro, tendo paciência para tentar entender a perspectiva da outra pessoa. Você deve ouvir atentamente e faça muitas perguntas, demonstre ao seu parceiro que você se preocupa com o assunto.

3. Fale periodicamente sobre o seu relacionamento. Você não quer tornar-se um chato paranóico preocupado em manter o relacionamento, mas uma conversa periódica sobre como vai a relação pode ajudar. Peça ao seu parceiro que reflita sobre o relacionamento e como as coisas estão indo. Isso pode ajudá-lo a ver como você e ele se sentem em certas fases do relacionamento.

4. Resolva conflitos no momento certo. Você pode ser tentado a lidar com os problemas imediatamente por medo de que eles possam se tornar pior. No entanto, às vezes é melhor esperar até que ambas as partes tenham esfriado a cabeça em que ponto você pode falar racionalmente sobre uma boa solução.

 5. Mantenha um estilo de vida equilibrado. Novas relações podem se tornar tentadoras, com o passar todo o seu tempo com seu parceiro pode se tornar, mas você deve manter um bom equilíbrio de amigos, família e seu parceiro. Se a sua vida torna-se desequilibrada, então você pode começar a culpar seu parceiro o que por sua vez acaba gerando desgastes e conflitos.

6.Permita que seu relacionamento possa crescer e mudar. Todas as pessoas mudam com o tempo, e vocês podem mudar juntos, se você está consciente de cada um dos outros sentimentos. Você deve estar aberto à mudança, e pensar em maneiras de mudarem juntos. Tentem acompanhar as mudanças juntos.

7. Aceitar as diferenças.  Muitos casais acabam rompendo o compromisso por não se adequarem as diferenças um do outro. Dificilmente encontramos alguém totalmente parecido com nós mesmos, portanto se vocês se gostam, vão ter que aprender a superar as diferenças entres vocês, o que é absolutamente normal e compreensível em qualquer relação amorosa. O diálogo e a sinceridade juntos são  capazes de permitir que superação das dificuldades fortaleça o casal. Tente  não ver as diferenças como problemas, mas vê-los como uma oportunidade de estar com alguém que vai lhe trazer para fora da sua zona de conforto. As diferenças podem trazer uma mudança boa em ambos os povos, e eles nem sempre têm de ser problemas.