Como Manter o Cachorro Limpo

Como Manter o Cachorro LimpoOs nossos amigos peludos ficam facilmente sujinhos e fedidos, é fácil entender o porquê, eles ficam deitados no chão, muitas vezes brincando com água e em locais sujos.

Além disso, os cachorro são animais agitados e brincalhões, eles não pensam duas vezes antes de se esfregar na grama e se coçar se esfregando em paredes e portas.

Mas não pense que á tão difícil manter seu amigo limpo por mais tempo, para saber como leia nossas dicas.

Banho

O banho deve ser dado de 15 em 15 dias para manter os pelos sempre limpos e brilhantes.

Se você dá banho no cachorro em casa mesmo, lembre-se sempre de colocar algodão nos ouvidos dele para evitar que a água entre e desencadeie inflamações como a otite.

Use produtos voltados apenas para pets, evite usar sabão de lavar roupas e outros produtos impróprios como xampus para humanos.

Seque o animal para que ele não fique molhado e com frio, caso seu cachorro odeie o secador de cabelos, prefira banhá-lo quando o dia estiver quente e ensolarado.

Remova os pelos mortos

Antes do banho, escove seu cachorro para remover os pelos mortos, repita esta operação ao menos duas vezes na semana, isso evita que sua casa fique cheia de pelos e seu cachorro se coçando muito.

Na época da muda (durante o verão e primavera) os pelos caem mais, dependendo da quantidade de pelos, escove-o diariamente. Observe se a queda é normal ou não, a queda anormal de pelos é aquela que deixa falhas, escamação, vermelhidão e muita coceira, se você observar estes sintomas, leve-o ao veterinário.

Lave os utensílios do seu cachorro

A cama e cobertores do seu cão devem ser lavados ao menos uma vez por semana, o cachorro nunca ficará limpo e cheiroso se sua caminha e cobertas estiverem sujas e fedidas.

Prefira lavar estas peças com sabão neutro e enxágue bem, restos de sabão e produtos de limpeza podem irritar o olfato e causar alergias.

A casinha deve ser limpa com um pano úmido com água e tomar sol de vez em quando.

Perfumes e colônias

Evite usar perfumes em cachorros, mesmo os que são destinados a eles, essências que para nós são fracas, podem ser agressivas ao focinho super potente do seu animal, evite estes produtos.

Orelhas e unhas

Uma vez por semana limpe as orelhas do seu cachorro com algodão, para fazer isso deite-o no seu colo e mantenha-o calmo.

Enrole o algodão no seu dedo e limpe o canal auditivo sem forçar, vá apenas até onde seu dedo chega, evite usar cotonetes e objetos pontiagudos para não machucá-lo. Há produtos no mercado para facilitar a limpeza dos ouvidos, sugerimos o Otodem Auriclean, ele é barato e dura bastante.

Corte as unhas sempre que necessário, mas evite fazer isso em casa, as unhas dos cães têm terminações nervosas que se cortadas podem causar dor e hemorragias, leve-o a um profissional para fazer isso.