Como Manter a Pia sempre Limpa

Como Manter a Pia sempre LimpaA pia da cozinha é um dos locais que mais usamos, e não é apenas para lavar a louça, nós também usamos a pia e sua bancada para preparar alimentos, picar carne e legumes, lavar as mãos, lavar verduras e frutas, descongelar carnes e muito mais.

Se sua pia é de mármore então, podemos usá-la até mesmo para preparar pães, doces, dar choque térmico em chocolates e muito mais.

Por isso mesmo a pia deve estar sempre limpa e organizada, até porque, a pia cheia de louça deixa a cozinha com aquela cara de suja e bagunçada, mesmo que todo o resto esteja em seu devido lugar.

O problema é que não é tão simples assim manter um local que usamos tanto sempre limpo e organizado, mas é possível com alguns cuidados básicos, veja como fazer.

Louça

Se após preparar aquele delicioso almoço ou jantar sua pia fica entulhada de pratos, copos, talheres e panelas, saiba que há uma maneira de resolver o problema.

Enquanto você faz o alimento, vá lavando a louça e use os utensílios que precisar pegando-os do escorredor, isso faz com que você use menos louça, o que resulta em menos itens para lavar.

Não pense que seu alimento vai desandar se no meio do preparo deles, você lavar a louça. Por exemplo: enquanto o arroz cozinha, lave os talheres, pratos e potes que usou, faça o mesmo enquanto a carne frita, o feijão cozinha e etc. Dessa forma o jantar fica pronto e a pia limpa ao mesmo tempo.

Limpeza

Uma vez por semana faça uma limpeza geral na sua pia. O melhor produto para se usar nesta limpeza é a água sanitária, ela tem o custo baixo, é fácil encontrar e não apenas vai deixar sua pia limpa, ela ficará livre de bactérias e fungos que podem se formar devido a constante umidade.

Misture 100 ml de água sanitária com 1 litro de água, use luvas para danificar suas mãos e despeje a mistura sobre a pia.

Deixe de molho por uns 20 minutos e depois enxágue bem, esfregue a pia com uma escova de cerdas duras e novamente, finalize secando tudo com um pano limpo.

Manutenção

Evite colocar objetos sujos sobre a pia como, por exemplo, baldes, brinquedos das crianças ou sapatos (sim, há quem faça isso). Lembre-se que é na pia que boa parte dos alimentos são picados, descongelados e etc.

Outro hábito que deve ser perdido é o de manter uma lixeira em cima da pia, fazer isso é o mesmo que lavar pano de chão na pia da cozinha, é sujo e pode contaminar os alimentos, o melhor a fazer é manter o lixinho no chão.

Todos os dias seque a pia, a umidade constante pode formar crostas de limo e propiciar o aparecimento de fungos. Para fazer isso use um pano limpo.