Como Limpar uma Pistola

Como Limpar uma PistolaNo Brasil há uma grande discussão sobre o desarmamento e o porte de armas, enquanto uma parte da população é contra as armas, outra parte é a favor, os argumentos são múltiplos e muitas vezes plausíveis, um dos argumentos usados por quem é a favor do porte de armas é que “se o ladrão pode ter armas, por que o cidadão comum não pode ter uma para se defender?”, já quem é contra alega que “quem tem uma arma pode usá-la e muitas vezes sem consciência, armas em casa provocam mortes fúteis como numa briga de casal ou entre irmãos, outro risco é o de crianças pequenas terem acesso ao objeto e dispararem por acaso”.

Discussões a parte, quem possui uma arma de fogo sabe que é preciso cuidar do objeto para garantir seu funcionamento seguro e máxima eficiência, por isso preparamos um tutorial explicando a maneira correta de limpar uma pistola, mas lembre-se, só tenha uma arma em casa se você tiver licença para portá-la.

Primeiro passo – Com o cano da arma apontado para um lugar seguro, ou seja, sem ninguém na mire, segure-a firmemente e ejete o carregador (mantenha os dedos longe do gatilho).

Segundo passo – Descarregue a arma com segurança, retire toda a munição para não correr nenhum risco.

Para esvaziar a câmara puxe a parte superior para trás e olhe para ver se não há nenhum cartucho inserido dentro dela, coloque o dedo para ter mais certeza. Sempre confira se a arma está descarregada, essa é a parte principal, faça tudo com segurança.

Terceiro passo – Para desmontar a pistola, puxe o martelo (ou o cão) e puxe as travas. Quando a parte de cima for puxada para trás, elas vai deslizar para frente e sair. As armas Glock são desmontadas da mesma forma, porém é preciso puxar o gatilho para começar a desmontá-la, por isso verifique pela terceira vez se ela está mesmo descarregada ok.

Quarto passo – Após desmontar as quatro partes da arma (cano, slide, corpo e guia e mola), limpe-os com uma pano que não solte fiapos retirando todo o carbono acumulado pelo uso.

Se o pano sair preto, limpe até que todo óleo, pólvora e carbono seja removido.

Quinto passo – Aplique um solvente seguro que não prejudique sua pele e organismo em todos os componentes da arma, não economize. Deixe o solvente agir e escove todos os componentes com uma escova (evite as de cerdas de metal).

Sexto passo – Limpe os locais em que o solvente foi aplicado com um pano que não solte fiapos e passe novamente o solvente por toda a arma, repita a operação até que o pano saia limpo.

Sétimo passo – Com um palito, limpe as áreas de difícil acesso e remova toda a sujeira, depois limpe o cano com solvente e após retirá0lo aplique óleo para que ele não oxide.

Oitavo passo – Passe óleo em todas as partes móveis, mas não deixe que ele escorra e fique acumulado, óleo acumulado nos pinos de disparo podem fazer com que ele não dispare.

Nono passo – Monte a arma novamente e confira se todas as partes estão funcionando e esfregue as partes montadas com um pano para remover todo o óleo, não esqueça de esfregar o cano com um pano seco para tirar resíduos de óleo antes de usar.