Como Limpar um Violino

Como Limpar um ViolinoO violino é um dos instrumentos da família das cordas que são compostas pelas violas, violinos, violoncelo e baixos acústicos. É o mais agudo dentre os citados acima, além de ter um timbre lindo é um instrumento que exige cuidados ao limpar e conservá-los. Por isso montamos um manual prático para você iniciante que não sabe limpar o seu violino corretamente, de modo que fique conservado. Com um pouco de cuidado e atenção você terá sempre um violino limpo e protegido dos materiais de ensaio e poeiras do dia a dia.

1. Quais produtos podem ser utilizados: na hora de limpar um violino muitas pessoas acabam utilizando materiais inadequados por desconhecerem os riscos que podem trazer ao seu instrumento. Por isso utilize um flanelinha apenas.

2. Que tipo de produto evitar: muitas pessoas nem sabem, mas o uso de lustra móvel é totalmente inadequado na hora de limpar um instrumento, principalmente o violino que é muito tem um tipo de madeira que requer cuidados.

3. Como Limpar o instrumento mais agudo de cordas: primeiramente comece pelo espelho do violino, pois com o breu que caem do arco essa parte costuma ficar toda esbranquiçada. Depois passe no copo nos tampões de ambos os lados. Após isso limpe as cravelhas com cuidado, pois se você ainda não sabe afinar o violino, com o manejo você pode desafina-lo tendo que recorrer ao seu professor.

4. Evite limpar o violino com panos úmidos: os instrumentos musicais são muitos sensíveis e requerem um cuidado especial, por isso não utilize panos úmidos para limpá-lo.

5. Mantenha o violino longe do calor excessivo: os instrumentos de madeira são muitos sensíveis ao calor, por isso nunca o deixe exposto a sol, isso pode danificá-los.

6. Como limpar o arco: para limpar o arco utilize outra flanelinha, passe-a no arco e nos fios de nylon ou rabo de cavalo, de modo que todo o breu saia para que não suje o estojo.