Como Limpar Telas de LCD

Como Limpar Telas de LCDOs televisores de tela LCD estão cada vez mais acessíveis para os brasileiros. A preocupação dos consumidores é manter o aparelho em perfeito estado, sem estragar ou danificar qualquer parte. Não existe segredo para limpar monitores de LCD. Mas é importante tomar alguns cuidados simples ensinados pelos fabricantes para garantir a conservação do equipamento.

1. Fique atento às informações dos fabricantes. Antes de começar com a limpeza, verifique as instruções de uso que vêm junto com os acessórios da TV. Alguns fabricantes recomendam que não se use produtos à base de acetona, tolueno ou álcool para limpar a superfície da tela, pois estes produtos químicos causarão danos ao equipamento, como por exemplo, o desbotamento das cores. Detergentes e desinfetantes também estão expressamente proibidos.

2. Retire as marcas de dedos da tela. Não tem como evitar, todo mundo coloca a mão na tela da televisão, principalmente as crianças. Quando desligamos o aparelho, é que podemos enxergar o estrago. O ideal para retirar marcas de dedo ou impressões digitais é usar um pedaço de algodão, levemente umedecido com água, e passá-lo suavemente na tela.

3. Retira a poeira que fica sobre a tela. A poeira é um conjunto de resíduos que se forma todos os dias dentro e fora de nossas casas, é claro que nossos televisores não são imunes a essas sujeirinhas chatas. Para limpar a poeira deve-se usar apenas um pano macio, como uma flanela. Jamais utilize objetos ásperos ou pontiagudos para remover sujeiras da superfície.

4. Saiba como lidar com acidentes. Caso espirre algum líquido na tela, limpe-a imediatamente. Não deixe secar porque o tempo de exposição a líquidos pode causar deformações na superfície.

Curiosidade: Os fabricantes também alertam para prestar atenção a mudanças bruscas de temperatura, as quais podem causar estragos aos monitores. O ar pode condensar na tela e umedecê-la. Isso resulta em danos como manchas ou marcas, além de prejudicar componentes elétricos.