Como Limpar Prata

Como Limpar Prata

A prata é um elemento natural e serve de material para talheres, adereços e jóias. Seu brilho e sua maleabilidade dão forma às mais exóticas peças e adereços. No entanto, por estar em grande contato com os produtos químicos e mesmo as condições do ambiente, que podem oxidá-la, a prata pode escurecer.

Neste último caso, ocorre apenas uma alteração na cor da jóia, não prejudicando a qualidade. Em outros casos o contato com produtos químicos de várias espécies pode escurecer a prata com manchas. Neste artigo vamos tratar de como limpar prata escurecida, de como manter o brilho das peças e conservá-las.

Para manter a prata brilhante

A) A Limpeza contínua dos talheres de prata

A prata é muito sensível ao cloro e ao enxofre. Os produtos de limpeza podem ocasionar manchas nas peças de prata. Por isso, procure utilizar produtos específicos para a limpeza de talheres de prata. Os alimentos também podem ocasionar manchas, devido a sua composição como: ovo, cebola, maionese etc. Procure evitar a utilização de talheres de prata para a ingestão de alimentos deste tipo e além disso, de lavar os talheres de prata sempre imediatamente após a utilização. No surgimento de uma mancha, limpe-a o quanto antes. Esta mancha pode corroer a prata.

B) O cuidado com as jóias

Evite o contato das suas jóias de prata com pomadas, cremes e, principalmente perfumes.

C) Armazenamento das peças de prata

As peças de prata devem ser armazenadas uma a uma em uma caixa apropriada. No caso das jóias, não sobrepô-las umas as outras, mas como referido anteriormente. Você pode também armazená-las em pequenos saquinhos de plástico que evitem a exposição ao ar.

Técnicas diversas para a limpeza de manchas na prata

A) Banho na prataria

Esta é uma primeira técnica aqui descrita para a remoção de manchas, muito interessante por ser uma técnica menos arriscada, isto é, as técnicas de remoção que veremos abaixo envolvem o atrito com superfícies e substâncias e isto poderá causar ranhuras e erosões no seu material de prata. A vantagem do banho na prataria é que o material sofrerá reação química com outros produtos, sem entretanto, ocorrer atrito.

1. Aqueça uma quantidade adequada de água e dissolva nela uma grande quantidade de sal, o suficiente para que demore um pouco mais de um minuto para dissolvê-lo na água.

2. Revista a peça de prata com papel alumínio e mergulha-a na solução

3. Retira-a da solução após alguns minutos e enxugue-a com pano macio.

B) Remoção por pasta de dente

Daqui em diante descrevemos maneiras mais alquímicas de remoção propriamente dita de manchas através do atrito. Lembramos mais uma vez que isso pode danificar ligeiramente a superfície das peças. Use-o por sua conta e risco.

1. Esfregue pasta de dente na mancha da peça.

2. Lave a peça com água morna.

3. Enxugue a peça com um pano macio.

C) Remoção com solução de bicarbonato de sódio

Esta técnica pode ser bastante abrasiva no material, mas deve resolver as manchas mais graves.

1. Misture a 1 litro de água em temperatura ambiente:

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

3 colheres de sopa de sal em uma tigela

2. revista a peça com papel alumínio.

3. Mergulhe a peça revestida de papel alumínio na solução.

4. Retire-a da solução e enxugue-a com pano macio.

D) Remoção através de batom

1. Pegue o batom mais escuro que tiver e pinte uma zona considerável de uma roupa jeans que não mais usa.

2. Esfregue a peça de prata na zona do jeans pintada de batom.

3. Limpe a peça na zona de jeans sem batom.

Estas são algumas formas de remoção de manchas na prata. Boa sorte!