Como Limpar o PC

Como Limpar o PCÉ sempre bom dar uma repaginada no PC, para solucionar problemas relacionados à velocidade de operação, restauração da memória, antivírus, entre outras operações. Existem diversas ferramentas gratuitas que podem ser usadas para limpar os arquivos inúteis ou sem uso do computador. Em primeiro lugar, vale a pena usar os softwares do próprio Windows, como o Limpeza de Disco e o Desfragmentador de Disco. A seguir estão as instruções para você limpar seu PC.

1. Para acessar o Limpeza de Disco no Windows 7, clique no botão Iniciar do Windows, vá a “Todos os Programas” e entre em “Acessórios” e em “Ferramentas do Sistema”. Selecione então ”Limpeza de Disco”, indique na janela que aparecer a partição que você deseja limpar (os arquivos, geralmente, ficam em C:) e dê Ok.

2. Espere o Windows acabar a análise (o que pode levar alguns minutos), clique nos quadradinhos das áreas que você pretende limpar e dê Ok. Depois disso, o sistema o alertará que, caso você continue o processo, os arquivos que ele considerar inúteis ou sem uso serão apagados para sempre, sem chance de recuperação. Caso concorde, clique em “Excluir arquivos” e espere a ação ser finalizada.

3. O Desfragmentador de Disco, por sua vez, procura unir arquivos que estão espalhados pelo disco rígido. Ao fazer isso, o aplicativo faz com que o computador leia informações com mais velocidade. Para usá-lo, pressione o botão “Iniciar” do Windows 7 ou no XP e acesse “Todos os Programas”, “Acessórios” > “Ferramentas do Sistema” > “Desfragmentador de Disco”.

4. Em seguida, selecione a partição que deseja vasculhar e aperte o botão “Analisar Disco”  para que o sistema operacional verifique os arquivos fragmentados em seu computador. Depois que o procedimento acabar, pressione Desfragmentar Disco. O processo pode levar horas, mas no final basta dar Ok para concluir.

Fora isso, existem alguns programas que você pode baixar para limpar o computador. Entre eles está o Glary Utilities, disponível para download. Este software apaga arquivos não usados, conserta falhas no registro e acaba com documentos duplicados. Outro software indicado é o CCleaner: com poucos comandos, tem interface em português e acaba com “porcarias” armazenadas no registro do Windows, cookies do navegador, dados de backup, históricos de programas de bate-papo e de documentos recentes.

Não esqueça também de usar periodicamente um antivírus, que elimina do seu computador arquivos contaminados e protege suas informações. Caso não tenha um software do gênero em seu computador, pode baixar algum gratuito, como o AVG, que está disponível para download. ou como o Avast.