Como Limpar o HD

Como Limpar o HD

O disco rígido, mais conhecido como HD (hard drive), é o item responsável por armazenar e manter todos os programas, jogos, imagens, e todo tipo de conteúdo, inclusive o sistema operacional, do seu computador, mesmo o PC estando desligado.
O disco rígido recebe este nome, pois o recurso consiste, essencialmente, em um ou mais discos extremamente firmes, lisos e microscopicamente uniformes. São nestas peças que ficam mantidas as informações do sistema. Muitas vezes, nos deparamos com o computador um pouco lento, e uma das possíveis causas desse ocorrido, é o fato de o HD estar cheio demais. Elaboramos esse artigo para lhe auxiliar a Como Limpar o HD de seu computador, para isso, vejamos alguns passos.

Passo a passo:

1. Antes de mais nada, é uma boa ideia você excluir alguns arquivos desnecessários, como jogos que você não joga mais, fotos antigas que você não vê mais. Em seu computador, você pode ir ao Windows Explorer, e localizar alguns desses arquivos.

Alguns arquivos desnecessários que você pode encontrar são:

1. Arquivos. Tmp:

Estes são os arquivos que são necessários apenas temporariamente. Você pode encontrar alguns deles na sua pasta c: temp. Você pode fazer um F3 no desktop e na caixa de diálogo Localizar, irá aparecer e você pode digitar *. Tmp e vai encontrar todos os arquivos .tmp a serem excluídos.
2. Arquivos de cache:

Olhe sob opções Internet Explorer e clique em Avançado, selecione Cache. Clique em Limpar Cache de Memória e claro Disk Cache.
3. Arquivos FileCheck:

Quando a máquina não fecha corretamente, alguns arquivos se perdem e a máquina salva esses arquivos como arquivos file000.chk e são numerados de 0001,0002, etc. Estes podem ser excluídas. Você vai encontrá-los no diretório C:.
Outra forma de encontrá-las é através da caixa de diálogo Localizar. Pressione F3 enquanto você estiver na área de trabalho e digite *. Clique na caixa que diz Localizar. Ele vai encontrar todos os arquivos Filecheck e você pode excluí-los a partir daqui.
4. Arquivos de dados:

Estes tendem a se acumular em máquinas. Se você ainda não abriu um arquivo de PowerPoint de uma obra ou arquivo do Word a partir de 1996, então seria uma boa ideia para apagar os arquivos antigos.
Agora você tem uma ideia sobre o que precisa ser removido.

Para finalizar a limpeza de seu HD, é necessário que se faça uma DESFRAGMENTAÇÃO.

O Desfragmentador de Disco, coloca em ordem todos os arquivos “soltos” no HD e os armazena em seus devidos lugares, de forma a economizar espaço. É recomendado que você faça a desfragmentação quando não estiver chovendo, nem relampejando, ou trovejando ou com riscos de quedas de energia, pois isso requer tempo e corre risco de você perder dados, caso o computador seja desligado durante o processo repentinamente.

Desfragmentando o HD:

Para começar o procedimento vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Desfragmentador de Discos. Na caixa de diálogo, escolha a opção Analisar. O Windows vai te avisar se é necessário fazer a desfragmentação. Se sim, clique em Desfragmentar e deixe o programa consertar os erros para você e pronto, limpeza de disco concluída.

Recomenda-se reiniciar o computador após o término da desfragmentação.