Como Limpar o Computador de Vírus

Como Limpar o Computador de VírusUm vírus pode entrar no seu computador através diversos anfitriões, incluindo arquivos executáveis infectados (como programas ou instaladores), documentos com os scripts anexados e e-mails. Se você não quer que seu computador te deixe em um momento inoportuno, você deve aprender como retirar um vírus do PC.

1. Atualize suas definições de vírus. Se o vírus é relativamente novo, suas definições de vírus existentes podem não detecta-lo. Variações de vírus mais antigos, concebidas para evitar a detecção, também são mais facilmente detectadas com as definições atualizadas.

2. Atualize seu programa antivírus. Para que os alguns vírus possam ser detectado, uma atualização do programa antivírus é necessária. Verifique o software em busca de algum recurso de atualização automática ou visite o site do programa para encontrar suas atualizações.

3. Analise o seu computador em busca de vírus. Realizar uma varredura completa pode levar um longo tempo, por isso é melhor deixar o programa antivírus agir no computador e voltar quando estiver terminado. Se você sabe que vírus você tem e quais arquivos estão infectados, você pode fazer uma varredura apenas nesses arquivos. Isso pode remover um vírus, mas você deve executar uma varredura completa para detectar outros.

4. Remova os vírus. Seu programa antivírus deve fazer isso automaticamente ou com pouca interação de você. Alguns arquivos podem ser reparados, o que significa que o vírus foi removido sem danificar o arquivo. No entanto, outros podem ter de ser removidos ou serem colocados em “quarentena” numa pasta especial ou arquivo onde eles não podem fazer mal nenhum.

5. Repare os danos. Veja a lista de arquivos infectados e tente restaurar os arquivos que você precisa. Se eles são arquivos executáveis, reinstale o programa que os continha. Se eles são arquivos de documentos, solicite novas cópias da pessoa que os enviou para você.

Dicas:

  • Informe alguém que você pode inadvertidamente ter enviado o vírus, ou qualquer um que pode ter enviado a você para que eles também possam realizar uma verificação com um antivírus. Impedir a disseminação do vírus é tão importante quanto removê-lo. Se alguém lhe enviar mais arquivos infectados, você pode acabar voltando a ter a infecção de novo.