Como Limpar Moedas Antigas

Como Limpar Moedas AntigasQuer realçar o brilho naquelas moedas antigas que seus pais ou avós lhe deram? Pense duas vezes antes de limpá-las. Se as moedas são colecionáveis ​​ou valiosas, a limpeza quase sempre reduzir o seu valor, às vezes em até 90%, e a limpeza não vai melhorar a sua classificação (os padrões utilizados pelos colecionadores e comerciantes para avaliar a moeda), então você deve geralmente deixá-los como estão. Se, entretanto, você só tem algumas moedas antigas que não valem muito, mas que você gostaria de deixa-las mais apresentáveis, você pode limpá-las muito bem, sem danificar suas superfícies.

1. Lave a moeda em água corrente e fria. Segure a moeda pelas bordas; tocar na superfície pode causar pequenos arranhões. Se você quiser proteger a superfície da moeda, não esfregue. Basta correr a água sobre ele por cerca de um minuto. Quanto maior a pressão da água, melhor.

2. Mergulhe a moeda em vinagre. Se há sujeira ou resíduos de ferrugem basta você mergulhá-la por algumas horas no vinagre. Para moedas de ouro, imersão em água quente e sabão funciona melhor. Para moedas de bronze, geralmente moedas antigas, deixe de molho em água destilada (os minerais na água da torneira pode ainda contaminar a superfície da moeda durante um longo período de tempo) ou azeite, azeite de oliva é uma forma muito suave para limpar moedas, mas você pode precisar embebê-los por várias semanas. Prata cobre, níquel e moedas folheados podem ser embebidos em água destilada ou, para remover manchas difíceis, vinagre branco.  6 minutos de molho em suco de limão também pode ser usado em moedas de prata. Isto não irá proteger a moeda, apenas ajudar a dar um acabamento mais branco e limpo.

3. Lavar a moeda novamente. Depois do molho, lave a moeda sob muita água quente e corrente. Se a moeda estiver limpa o suficiente para o seu gosto, seguir para a secagem. Para secar arrume um pano macio e que não solte fiapos, e, em seguida, coloque a moeda em outro pano macio e seco para terminar a secagem. Não esfregue a moeda seca.

Não use produtos abrasivos em uma moeda. Sempre use um pano macio ou tecido para limpar a moeda. Outros panos, mais abrasivos podem arranhar a moeda para o ponto de estraga-las. Produtos de limpeza também podem estragar sua moeda. Faça uma limpeza suave se a moeda tem valor ou se tem um significado especial para você.

Não faça isso, se as moedas antigas têm qualquer valor potencial, pois isso irá diminuir o seu valor significativamente. Todas as moedas potencialmente valiosas não deveria sequer ser manuseadas com as mãos nuas. Use luvas e coloque-as em um plástico e as leve para serem avaliada. O mesmo vale para todas as antiguidades, não limpe pinturas, jarros ou qualquer coisa que possa ter valor de venda.

Ter cuidado com a  limpeza de moedas a partir do século 18 que muitas destas moedas foram feitas com substâncias que poderiam se dissolver com o método acima.