Como Limpar Manchas no Carpete

Como Limpar Manchas no CarpeteCarpetes são artigos muito antigos de decoração. Podem deixar um ambiente mais sofisticado e aconchegante. Porém um carpete manchado pode ser um verdadeiro horror, especialmente se o carpete for de cor clara. Este artigo irá fornecer informações sobre como limpar corretamente o seu carpete usando produtos de limpeza que estão ao seu dispor. Deixe seu carpete limpo com facilidade e eficácia.

Você vai precisar de:

  • Água
  • Toalhas limpas
  • Escova de chão
  • Detergente neutro
  • Esponja
  • Escova de dente

1. Em uma garrafa spray coloque 1/4 de detergente líquido de lavar prato (que não contém água sanitária ou que seja alcalino) e 1 litro de água morna. Misture bem.

2. Selecione um local no carpete que fique fora de vista, para poder  testar a solução para a descoloração do carpete.

4. Borrife solução no carpete em pequenas áreas ou mergulhe esponja na solução, torça levemente para que a esponja não esteja gotejando e então a esfregue com delicadeza no carpete.

5. Mergulhe outro pano em água limpa, torça levemente e passe por cima de área trabalhada para remover o excesso de solução.

6. Repita o passo 5 até que nenhum sabão saia no pano.

7. Vá então para a próxima área do carpete e repita os passos.

8. Use uma escova de dente para as manchas mais difíceis. Esfregando o local da mancha com a escova embebida na solução.

9. Após fazer o processo em todo o carpete, deixe-o secando por 1 dia, de preferência com o auxilio de um ventilador.

10. No dia seguinte, quando estiver seco, use uma escova de cerdas duras para aumentar as cerdas do seu carpete.

Ao limpar manchas, escove a partir do exterior da mancha para o interior de modo que não se espalhe a mancha. Cuidados para não usar detergentes abrasivos, ou sabões de máquinas de lavar roupa, sempre use detergente neutro. Não molhe muito o seu tapete ou vai demorar muito tempo para secar e pode até o apodrecer o chão, se for de madeira.

O ideal é que carpetes sejam aspirados uma vez por semana e até mais frequentemente em áreas de tráfego intenso. Aspiração frequente prolonga a vida útil do seu carpete, impedindo o acúmulo de partículas arenosas que podem cortar as fibras dele. Ao menos uma vez ao mês aspire seu carpete ou leve ao especialista para que faça o serviço corretamente.