Como Limpar Luminárias

Como Limpar LumináriasAs luminárias são belos itens de decoração, além de cumprir a função de iluminar o ambiente, elas embelezam e dão muito charme ao ambiente.

As luminárias são produzidas com diferentes materiais: bambu, tecido, madeira, etc. A limpeza destas peças deve ser cuidadosa e com o mínimo de produtos químicos para não danificar o material com o qual a luminária foi feita.

Outro ponto importante é a limpeza dos detalhes que enfeitam a peça, vazados, trançados, aplicações e outros ornamentos usados para embelezar ainda mais a luminária.

Neste artigo vamos mostrar como limpar luminárias de bambu, tecido e madeira.

Bambu

O bambu é muito usado para produzir peças mais artesanais, arredondados e com toque muito liso, ele possui o formato e o acabamento ideal para produzir luminárias.

Para fazer uma limpeza leve, passe um pano umedecido com água e vinagre de álcool (1 colher de sopa de vinagre para ½ litro de água). O vinagre ajuda a remover o mofo e as sujidades.

Após a limpeza com água e vinagre, seque em seguida com pano seco.

Para uma limpeza pesada, dilua 100 ml de querosene num balde com água e umedeça um pano com esta solução, torça bem o pano para evitar o excesso de umidade. Passe por toda a luminária, exceto nos detalhes feitos de outro material e depois seque tudo com um pano seco.

Os detalhes devem ser limpos com um pano umedecido apenas com água, esfregue delicadamente e depois seque.

Caso alguma coisa grude no bambu (chiclete ou um adesivo, por exemplo), raspe com uma espátula sem ponta delicadamente.

Não passe cera, lustra móveis, produtos a base de amônia  e outros produtos abrasivos, eles danificam o bambu e gastam o verniz.

Tecido

O tecido é muito versátil e causa um belo efeito quando iluminado, porém é um material que pode ser manchado facilmente e ficar encardido.

A limpeza do tecido deve ser feito com um aspirador de pó, coloque a ponteira tipo escova e aspire o pó, ela deve estar bem limpa para não sujar mais o tecido.

Caso a sujeira seja mais pesada, esfregue o local com uma escova de plástico e um pouco de detergente neutro. Se possível lave toda a luminária e enxugue o excesso de água com um pano seco e deixe-a secar ao ar livre.

É importante fazer toda a operação com cuidado para não danificar a peça.

Se a sujeira for leve, limpe a área com um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro.

Madeira

Limpar luminárias de madeira é mais simples do que as demais.

Passe um pano macio (pode ser uma flanela) na madeira para tirar a poeira, sacuda bem a flanela e aplique um pouco de lustra móveis na luminária. Esfregue delicadamente a luminária para lustrá-la e tirar possíveis manchas.

Para uma limpeza mais pesada, dilua 100 ml de querosene num balde com água, umedeça um pano limpo com esta solução, torça-o bem e aplique na peça (apenas sobre a madeira). Sequem com um pano.

Detalhes trançados e aplicações

Materiais aplicados devem ser limpos com um pano umedecido com água e um pouco de detergente neutro, já os trançados podem acumular poeira, retire-a com um pincel macio e lustre com uma flanela.