Como Limpar Lagosta

Como Limpar Lagosta

Frutos do mar são altamente consumidos no Brasil.

Por possuir um vasto litoral e uma fauna aquática diversificada, muitos dos crustáceos são muito apreciados e desejados, seja pelo sabor ou pelo status que seu consumo oferece.
Utilizar camarões, ostras, caranguejos, siri, lagostim e lagosta na execução de pratos é sempre uma garantia de sucesso e requinte até de refeições simples.
O preparo dessas delicias podem vir a ser um bicho de sete cabeças pra muitos, mas basta um pouco de atenção para perceber que não tem nada de complicado.

A lagosta é um crustáceo de espessa carapaça, antenas longas e carne suculenta. É um animal marinho que vive em profundidade, se aproximando da costa somente em tempos de reprodução. Tem hábitos noturnos, ou seja, costuma sair para caçar, se alimentar e reproduzir somente a noite.
Por ficar escondida durante o dia a pesca da lagosta se dá somente no período noturno. Aqui no Brasil temos leis protetoras desse animal que restringe a pesca nos tempos de reprodução onde elas ficam mais vulneráveis a qualquer ameaça externa. Essa restrição visa coibir a extinção desses animais.

 

O preparo da lagosta é em geral bem simples.
Saber escolher e limpar para cozinhar o alimento com segurança é o mais complicado.
Seguem dicas de como fazer de forma bem simples.

Na hora da compra:
Geralmente se compra viva.
Com cor da casca, do vermelho ao laranja. Se comprar só a calda,verifique se tem um odor agradável. A carne firme, sem ser pegajosa ou se desmanchando facilmente.
Lagosta congelada: Para saber se foi primeiro escaldada e depois congelada. Verifique se a calda está curva e não em linha reta com a cabeça. Se as antenas e patas estão intactas. Comprando só a carne, verifique se não tem manchas ou pintas escuras.

Tratando a lagosta (limpando), para animais já mortos:

Puxar a cauda da lagosta no sentido contrário da cabeça. Com as mãos, desprenda a carne da cauda. Use para fazer com massa, grelhada ou crua como sashimi cortado em fatias bem finas, ou com um batedor, bata a faca sobre a cabeça da lagosta. Pegue a faca e corte a lagosta no sentido do comprimento (da cabeça até a cauda) separando-a ao meio. Lave bem para retirar as víceras. Coloque as duas metades sobre uma chapa quente e grelhe por dois minutos. Sirva quente. Se desejar leve ao forno por cinco minutos.

Para animais vivos:

Espete um palito de churrasco no início da calda até a cabeça. Coloque a lagosta viva em uma panela com água fervente por três minutos. Com um pegador, retire a lagosta da água e deixe esfriar. Separe a cauda e com uma faca desprenda a carne da cauda. Use a carne com massa ou gratinada na casca.

Depois de limpas estão prontas para o preparo desejado. E bom apetite!