Como Limpar Corrente de Prata

Como Limpar Corrente de PrataA prata ou argento é um metal caro e um ótimo condutor de eletricidade. Por ser maleável muitas vezes ela é misturada ao ouro ou recebe uma cobertura de ouro em algumas peças, principalmente nas joalherias.

Já faz algum tempo que as correntes de prata desfilam por aí penduradas principalmente em pescoços masculinos, quanto maior e mais vistosas, melhor.

O problema é que muitas vezes a prata fica escurecida e por isso mesmo desvalorizada. Neste tutorial vamos ensinar como limpar correntes de prata que já estão neste estágio ou apena

Prata escurecida:

Devido o tempo de uso da peça e o contato dela com elementos naturais como água, calor, luz e atrito as peças podem perder a cor brilhante e ficar cada vez mais opacas até escurecer.

Para dar brilho novamente à sua corrente, esfregue-a com pasta de dente até que o brilho volte, quando isso ocorrer basta enxaguar com água morna e secar com um pano macio e a peça estará nova em folha. Ao esfregar a peça as partículas poeira que a escurecem são removidas e o brilho volta instantaneamente.

Outra opção é comprar produtos ideais para polir metais do tipo silvo ou brasso, neste caso siga as instruções do fabricante.

Uma receita caseira que faz a prata brilhar como nova é mergulhar a peça numa solução feita com 1 litro de água, 3 colheres de bicarbonato de sódio e um pedaço de papel alumínio, mergulhe a peça e deixe por alguns minutos, ao retirar a peça ela estará brilhando de novo.

Manutenção da prata:

Se você gosta de deixar seus brincos, anéis e correntes uns sobre os outros, saiba que está fazendo errado.

Para que a prata seja conservada o ideal é embrulhar peça por peça em papel toalha e condicioná-las no porta-joias sem que elas fiquem em atrito com outras peças.

Após usar a corrente limpe com uma flanela macia e guarde como foi orientado acima.

Nunca tente dar brilho à sua corrente de prata esfregando esponjas de aço e semelhantes pois além de não funcionar pode riscar a peça.