Como Limpar Carpete

Como Limpar Carpete

À medida que a grande limpeza de primavera se aproxima, não se esqueça de limpar o seu carpete e tapeçaria. Afinal, eles representam dois dos investimentos mais caros que você fez em sua casa. Carpetes desgastados, sujos e estofados podem arruinar a aparência de uma casa. Mesmo assim, muitos proprietários fazem as tarefas tradicionais de limpeza de primavera, como lavar as janelas e as paredes sem levar em consideração uma limpeza completa de seus carpetes e estofados. Isso é um erro. O inverno deixa uma marca pesada sobre tapetes e estofados. Lama, sujeira e – em alguns climas – neve e sal, foram trazidos para dentro de casa. Lareira e outras unidades de aquecimento deixam um resíduo pesado de sujeira.

Além disso, as casas são bem fechados durante os meses frios do inverno, levando a um acúmulo de poeira e odores. Eles podem não ser notados de imediato, mas se acumulam. Quando a primavera se aproxima, o descongelamento da neve muitas vezes causa problemas novos como o “escurecimento do carpete”, resultante da umidade excessiva.

A limpeza completa do carpete deve atingir profundamente as fibras e remover a sujeira e manchas. Aspiração por si só não é suficiente. Um aspirador de pó remove a sujeira da superfície e deve ser feito duas vezes por semana, mais frequentemente em áreas de alto tráfego. Mas não importa quantas vezes ou quão completamente você use o aspirador de pó, haverá sempre um acúmulo de terra. Isso desgasta a cor do carpete e se acumula nas fibras. Areia, cascalho e lama tendem a se instalar no fundo do tapete. Junto com partículas gordurosas e fumo, eles são muito difíceis de remover e podem danificar a fibra ou a cor do carpete.

A limpeza a vapor profissional é a melhor maneira de remover a terra e restaurar a cor. As pessoas não estão cientes da diferença dramática que este tipo de limpeza pode fazer em carpetes e estofados. A maioria das pessoas parecem pensar que não há nada que possam fazer para recuperar o estofamento de sofás e carpetes quando a sujeira se acumula demais. Mas, na maioria dos casos, uma boa limpeza pode fazer eles parecerem novos.

Especialistas alertam as pessoas sobre o ‘faça-você-mesmo’ métodos de limpeza de carpetes. Muitos destes métodos deixam um resíduo de sabão, que pode, na verdade atrair mais sujeira. Isto é prejudicial para a vida de longo prazo da carpete. Se você já usou este método no passado, limpeza a vapor é a melhor maneira de remover os resíduos. Limpeza a vapor remove resíduos de terra encostrados, que foram soltos ou dissolvido por soluções detergentes altamente eficazes. A limpeza a vapor profissional é recomendada por pelo menos uma vez por ano, para prolongar a vida e aparência do carpete e estofamento.

A recompensa será uma casa mais bonita para muitos anos, e menos dinheiro do seu bolso para novos carpetes e estofados.