Como Lidar com Inveja no Trabalho

Como Lidar com Inveja no TrabalhoA inveja é difícil de gerir. Possessividade é um instinto poderoso – especialmente quando ocorre no local de trabalho. Por exemplo, um trabalhador que acredita que a promoção é sua por direito pode se tornar ciumento, se for atribuída a outro. Seu ciúme, por sua vez, pode reduzir sua moral própria e a produtividade de sua atividade de trabalho, causando danos em geral. Portanto, um gerente deve abordar comportamento ciumento, e evitar qualquer ação que possa contribuir para o ciúme entre os subordinados.

1. Avalie o seu próprio comportamento. Identifique ações gerenciais que podem criar ou intensificar a inveja no ambiente de trabalho, tais como favorecimento de alguns trabalhadores sobre os outros, ou deixar de apreciar e reconhecer o trabalho de alguém. Quando necessário, tolere desempenho marginal, e divida responsabilidades tanto para os trabalhadores favorecidos quanto para os demais, principalmente em todos os comportamentos que causam inveja entre os subordinados.

2. Ajude os subordinados a identificarem oportunidades de carreira dentro da empresa, e fale com eles em uma base individual sobre maneiras de melhorar o seu desempenho. Funcionários que estiverem com mais com ciúmes de promoção de um colega normalmente têm um melhor desempenho de trabalho nos meses seguintes. Os gestores podem utilizar a inveja de uma forma positiva para estimular o desempenho do funcionário.

3. Comunique-se com o pessoal regularmente. Funcionários que entendem as razões lógicas por que determinadas decisões foram feitas – em oposição à especulação – serão menos prováveis de se tornar ciumentos.

4. Crie equipes coesas para reduzir a inveja entre os indivíduos. Incentive o espírito de cooperação através de incentivos ao trabalho em equipe e as oportunidades de colegas para trabalhar em projetos compartilhados.

5. Ofereça recursos dos trabalhadores através do programa de assistência ao empregado, se houver. Uma das causas da inveja é a baixa auto-estima. Apesar da baixa auto-estima ser uma questão que vai exigir ação da parte do empregado, o acesso a aconselhamento e outros recursos podem ajudar o trabalhador para efetuar a mudança.

Dicas:

  • Esteja alerta para comportamentos destrutivos de funcionários que possam estar com ciúmes de você. Gerentes – especialmente gerentes recém-promovidos – também podem ser alvos de inveja, e isso pode ser prejudicial para a sua própria carreira. Demonstre a razão para a sua promoção através de sua ética de trabalho e desempenho, comportamento profissional e polido. Comportamentos nesse sentido podem ajudar os subordinados invejosos a aceitar que havia uma boa razão para a sua promoção, mesmo que eles não gostem.