Como Lavar Persianas

Como Lavar PersianasAs cortinas tipo persianas são verdadeiros coletores de poeira e detritos. Apesar de se sujarem com bastante facilidade eles não são o item mais fácil de limpar casa. Às vezes, uma limpeza rápida com uma esponja já basta, mas algumas vezes por ano, é recomendado retirar suas persianas e lavá-las corretamente para mantê-las com aparência de nova. Este artigo te ensina  como limpar as persianas.

Você irá precisar de:

  • Esponja
  • Ganchos
  • Balde
  • Sabão
  • Água
  • Mangueira

1. Leve as persianas para o lado de fora. Cortinam muito sujas devem ser lavadas sempre com uma mangueira. Encha um balde com água e sabão. Arrume dois ganchos e pendure as persianas no exterior de casa, em um varal ou em algum lugar onde ela fique bem esticada para que possa ser lavada completamente.

2. Molhe a esponja na água com sabão e esfregue as persianas completamente. Iniciar a partir do topo e esfregar de ponta a ponta. Se suas persianas forem verticais, esfregue-as de cima para baixo. Vire as cortinas para a posição oposta e esfregue cada ponto cego do outro lado. Adicione mais sabão se necessário.

3. Abra a água através de uma mangueira e use-a  para lavar as cortinas quando você terminar de esfregar.

4. Após terminar de enxaguar suas persianas deixe elas secarem ali mesmo, penduradas. Leve-as para dentro de casa após estarem completamente secas e então já poderão ser colocadas novamente em seu lugar. Se suas persianas estiverem muito sujas ou com manchas de difícil retirada, você pode repetir o processo de esfregar com a esponja embebida no sabão. Repita o processo até que a sujeira saia completamente ou até que você esteja satisfeito com o resultado de sua limpeza.

Tome cuidado para não saturar as partes de madeira de sua persiana com água. A água em excesso pode deformar a madeira ou deixar manchas. Se você usar água para limpar persianas com partes de madeira, enxugue-as imediatamente.

Tenha cuidado para não deixar que as persianas caírem no chão, isso pode danificar sua cortina. Também preste atenção para que elas não caiam em cima de você. Não permita que crianças pequenas brinquem perto ou embaixo das persianas enquanto elas estiverem sendo lavadas ou no processo de secagem.