Como Laquear Madeira

Como Laquear MadeiraLaquear um móvel de madeira é a melhor maneira para dar a ele um acabamento mais fino e duradouro. É possível laquear portas, móveis, rodapés, cadeiras e etc.

A tinta usada para este procedimento é a laca, daí o nome laqueamento.

Materiais necessários

Um compressor com boa pressão de ar

Uma pistola de boa qualidade e apropriada para laca

Máscaras para pintor

Lixas de madeira Nº 100, 150 e 220

Celuloide de aço

Fita crepe

Plástico preto

Chave de fenda

Chave estrela

Laca

Fundo preparador: Prime

Massa de madeira

Tiner

Estopa para limpar as mãos

Vassoura de pelo

Como fazer

1. Comece preparando o local em que você realizará o laqueamento, forre tudo com sacos de lixo preto ou jornal e retire do móvel a ser laqueado todos os puxadores e detalhes que não serão pintados, o que não puder ser tirado deve ser coberto com fita crepe.

2. Lixe todo o móvel com a lixa número 100 e com a vassoura de pelo tire a poeira.

3. Coloque a máscara para continuar: misture numa vasilha o tiner com o prime na proporção de 1 para 2, isto é, para cada 1 litro de tiner, coloque 2 litros de prime. Mexa bem com um pedaço de madeira até que a mistura fique homogênea.

4. Coloque a mistura na pistola, encaixe a mangueira do compressor e aplique no móvel sem deixar escorrer.

5. Após secar completamente, lixe a madeira com a lixa 150 e corrija possíveis deformações existentes na madeira com celuloide e massa de madeira.

6. Aplique mais duas demãos da mistura com a pistola, sempre esperando secar e lixando após cada demão, na última lixada use a lixa 220 e espane com a vassoura de pelos.

7. Dilua numa vasilha a laca com o tiner na proporção de 1 litro de laca para 600 ml de tiner, mexa bem, coloque na pistola e pinte o móvel, aguarde secar completamente.

8. Passe mais uma demão de tinta no móvel e espere secar, não é preciso lixar entre uma demão e outra neste passo. Espere secar e está pronto.