Como Jogar Yu-Gi-Oh GX

Como Jogar Yu Gi Oh GXPopularizado pelo desenho Yu-gi-oh, o jogo Duelo de Monstros se tornou uma febre no inicio dos anos 2000. No desenho o jogo era jogado com algumas regras diferente das regras oficiais , mas a base era a mesma.

O jogo consiste em manipular criaturas monstruosas para duelarem entre si, mas existem estratégias por trás do duelo, através das quais você pode equipar sua criatura, preparar armadilhas, mudar o terreno da batalha e mexer diretamente nos pontos de vida usando as cartas do seu baralho. O objetivo do jogo é exatamente zerar os pontos de vida do seu adversário.

Ensinaremos aqui as regras básicas para que você seja capaz de se aventurar em um duelo.

Tabuleiro

No tabuleiro existem:

  • Um local para colocar até cinco criaturas;
  • Um local atrás das criaturas para colocar até cinco mágicas ou armadilhas;
  • Um local para colocar o baralho;
  • Um local para colocar as cartas descartadas, o cemitério, que fica em frente ao baralho;
  • Um local para colocar os monstros de convocação especial (fusão, rituais etc.);
  • Um local para colocar as cartas de campo.

Baralho

Todo jogo gira em torno do baralho que cada jogador carrega. Ele pode ter entre quarenta e oitenta cartas dependendo do que foi acordado antes da partida, nele que se encontram os três tipos de cartas que existem no jogo: criaturas, armadilhas e mágicas. Cada uma tem uma função diferente:

  • Criaturas: Elas ficam na primeira fileira do jogo. Nessa carta existe o nome da criatura, estrelas que simbolizam o nível da criatura, o efeito dessa carta junto com a história da criatura, uma imagem da criatura, o tipo da criatura e os pontos de ataque e defesa. As criaturas podem ser convocadas em modo de ataque com a carta na vertical ou de defesa com a carta na horizontal.
  • Armadilhas: Ficam atrás das criaturas e tem o fundo de cor rosada. Elas funcionam como armadilhas que são espalhadas pelo campo de batalha. Nelas tem a foto que representa a armadilha, seu nome e o seu efeito.
  • Mágicas: Ficam no mesmo lugar que as armadilhas e funcionam como feitiços  que você lança durante a batalha para ajudar suas criaturas. Nessas cartas tem a foto que representa a magia usada, elas tem o fundo verde e o efeito da magia.

Regras

Como dito anteriormente, o jogo consiste em zerar os pontos de vida do seu adversário. No inicio do jogo ambos os jogadores decidem quem irá começar jogando, feito isso cada jogador saca cinco cartas do seu baralho e as segura, o primeiro jogador saca mais uma carta e inicia o jogo, mas esse jogador não poderá atacar o adversário durante essa jogada, em seguida seu adversário faz o mesmo.

Pontos de vidas

Cada jogador inicia o jogo com oito mil pontos de vida (ao contrario do desenho em que cada um começa com dois mil ou quatro mil). Como o objetivo é zerar os pontos de vida do adversário existem maneiras de fazer isso:

  • Derrotando monstros em modo de ataque;
  • Atacando diretamente os pontos de vida do adversário;
  • Usando cartas mágicas e/ou armadilhas.

Convocando os monstros

Para convocar os monstros com até quatro estrelas é só coloca-los em campo, mas para os de cinco e seis estrelas faz-se necessário o  sacrifício de uma criatura, para os de sete e oito estrelas sacrifica-se duas criaturas e para os de nove e dez estrelas, três criaturas. Existem outros meios de convocar criaturas usando cartas mágicas, mas isso só lendo a carta.

Atacando

Uma criatura pode atacar uma vez por rodada (salve efeitos de cartas mágicas ou da própria criatura) e para destruir a criatura adversária basta que os pontos de ataque da criatura sejam maiores que os equivalentes de acordo com o modo em que a criatura esteja, ou seja, se ele estiver em modo de ataque maior que ataque se for defesa maior que defesa.

Se o monstro que estiver atacando tiver pontos de ataque maiores do que o monstro em modo de ataque do adversário, o mostro atacado é destruído e a diferença entre os dois pontos de ataque é subtraída dos pontos de vida do seu dono. Já se o monstro estiver em modo de defesa, o monstro atacado só é destruído. Agora se um monstro atacar outro e tiver menos pontos a diferença entre os pontos será subtraído do dono do monstro atacante e se o outro monstro estiver em modo de ataque o monstro atacante ainda é destruído.

Caso o seu adversário não tenha nenhum monstro em campo é possível atacar diretamente os pontos de vida do seu adversário, desse jeito os pontos de ataque do monstro atacante é subtraído diretamente dos pontos de vida de quem sofreu o ataque.

Regras finais

  • Cada jogador só pode ter nas mãos no máximo sete cartas no inicio de um turno, caso fique com mais de sete cartas no final de um turno o jogador devera descartar, a sua escolha, o numero de cartas suficiente para ficar com apenas sete cartas;
  • Caso um jogador não possa comprar mais cartas no inicio de um turno por ter ficado sem cartas no baralho, ele perde o jogo automaticamente;
  • O monstro não pode ir para o modo defensivo após atacar.

Bom jogo!!!