Como Jogar Xadrez Passo a Passo

Como Jogar Xadrez Passo a PassoO xadrez é um dos jogos mais populares de todo o mundo, como sua classificação o termo de jogo de tabuleiro. De acordo com a história, o formato atualmente conhecido teve origem na Europa do Século XV. Apesar do jogo ser bastante famoso, suas regras são um tanto quanto complicadas, por isso, muita spessoas não sabem como jogar.

Esse artigos traz as regras e algumas orientações do xadrez para você que deseja aprender a jogar, veja:

1. Primeiramente, é necessário saber que o xadrez é considerado um esporte praticado por duas pessoas, em que o objetivo básico é proteger o seu rei, ao mesmo tempo em que tenta atacar o rei inimigo. Considerado com o jogo intelectual mais praticado do mundo, o tabuleiro de xadrez representa o campo de batalha onde dois exércitos tradicionalmente representados por cores diferentes, sendo, no geral, um exército preto e outro branco, se encontram cada qual com 16 peças, sendo que estas são classificadas entre Rei, Rainha (ou também conhecida como dama), bispos, cavalos, torres e peões.

2. Cada uma das peças realiza um movimento diferente no tabuleiro:

  • Primeiro, o Rei, que pode se mover para todos os lados, mas com a limitação de que só pode andar apenas uma casa por ação.
  •  Na sequência, a Rainha (Dama), que é considerada por muitos como a peça mais poderosa do jogo, pode realizar movimentos horizontais, verticais e diagonais. Estes movimentos são semelhantes aos do rei, no entanto, o seu poder de alcance é muito maior, sendo que a peça pode movimentar quantas casas desejar.
  • Em seguida, os Bispos, sendo dois deles presentes no exército, podem realizar movimentos diagonais. A movimentação do bispo faz com que ele percorra somente entre os locais de uma cor do tabuleiro (preta ou branca). Sendo assim, estão disponíveis dois bispos, um em cada uma destas cores.
  • Na sequência estão os Cavalos, também sendo duas peças desta categoria. O movimento do cavalo é o único que pode passar por entre as casas ocupadas por outras peças. Além do que, seu movimento é feito no formato da letra “L”, sendo caracterizado por duas casas para frente e uma para o lado.
  • As outras peças que completam a primeira fileira são as Torres. Os movimentos desta peça são sempre na horizontal e vertical, podendo mover qualquer número de casas.
  • Por fim estão os Peões, que são oito, e preenchem toda a primeira fileira de peças. Os pecos se movimentam sempre uma casa para frente, mas “prendem” ou “capturam” peças adversárias na diagonal.

3. A posição das peças também faz parte da regra do jogo, e a sua distribuição é bem fácil. A ordem, dos cantos para o centro, é feita da seguinte maneira. Torres, cada qual em uma ponta, depois, cavalos e bispos. Os dois lugares no centro são organizados da seguinte maneira. A rainha branca deve ficar na casa branca e a da cor preta, na casa preta. A segunda fileira de peças é preenchida com os peões.

Lembrando que sempre jogam duas pessoas, com movimentos intercalados, e vence quem captura o rei inimigo. Sabendo dessas principais regras, você já pode iniciar uma partida. A experiência, habilidade e rapidez de racicíonio aumentam de acordo com a frequência que você pratica o jogo.