Como Jogar Handebol

Como Jogar HandebolSempre que fazemos um texto sobre o esporte gostamos de dar ênfase sobre a importância que eles têm em nossas vidas, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Se nós falamos isso é porque realmente ele nos faz muito, mas muito bem mesmo. Mas hoje iremos entrar no assunto de um esporte específico que é bastante praticado aqui no Brasil e está crescendo cada vez mais e mais. Vamos falar sobre o handebol, uma espécie de futebol com as mãos, mas é claro que com suas respectivas regras, mas a finalidade é a mesma, fazer gol no adversário e evitar que ele faça em você. O handebol foi criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. No início a modalidade era praticada em um campo de grama igual o do futebol com dimensões entre 90 m e 110 m de comprimento e entre 55 m a 65 m de largura e era jogado por 11 pessoas em cada time, ou seja, muito igual mesmo ao futebol.

Hoje em dia o esporte é jogado em quadras cobertas e de taco ou cimento, cada time constituído por sete jogadores cada. Dizem que o handebol foi criado durante a primeira guerra mundial por Karl e inicialmente era praticado apenas por mulheres, sendo que hoje homens também praticam esse esporte. A primeira vez que o handebol foi praticado nos Jogos Olímpicos foi no ano de 1936, mas ainda com campo de grama. Já como quadra voltou aos Jogos no ano de 1976 ficando até hoje como uma das modalidades olímpicas.

1. Uniforme. O uniforme utilizado pelos jogadores de handebol é muito parecido com o usado pelos jogadores de futebol, já que usam camisa, calção e meião, mesmos itens do esporte com a bola nos pés. A chuteira ou tênis que é o modo correto de falar tem seu estilo próprio, costuma ser grande, não como o tênis de basquete, mas mesmo assim é bem grande.

2. Quadra. A quadra onde o handebol é praticado lembra muito bem uma quadra de futebol de salão, às vezes se por falta de espaço ou de renda os dois desportos são disputados na mesma quadra, cada um no seu tempo é claro.

3. Regras. As regras do handebol não são difíceis, aliás, são muito fáceis de se aprender, veja:

- A duração de uma partida é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate o jogo é levado à prorrogação, com dois tempos de 5 minutos.

- Os jogadores podem caminhar ou correr com a bola, mas tem que batê-la no chão, como no basquete. O número de passos máximos sem bater a bola no chão é de três.

- O time que está com a bola deve ir ao ataque, não podendo ficar com a bola na sua defesa para passar o tempo.

- Empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no adversário são consideradas faltas, caso uma dessas ações aconteça quando o adversário tem a chance de marcar um gol, o juiz marcará um tiro de 7 metros, que é como o pênalti no futebol.

- Um jogador pode ser punido de três maneiras, advertência, exclusão e desclassificação. Na primeira o jogador recebe um aviso (como o cartão amarelo no futebol), na segunda o jogador deverá permanecer fora da quadra por 2 minutos, e a terceira como o nome diz, desclassifica o jogador e este não poderá retornar mais ao jogo (como o cartão vermelho no futebol).