Como Jogar Futebol

Como Jogar FutebolO esporte mais famoso do Brasil e talvez, uns dos mais do mundo. Só quem já foi a uma partida de futebol sabe da emoção e da paixão que eu estou falando. Mas, é claro que não há nada mais prazeroso do que propriamente jogá-lo. A sensação de disputar uma partida de futebol é fantástica, você quer ganhar, independente da partida que for. Seja ela um futebol entre amigos, uma pelada na rua ou até um campeonato mais importante. Jogar futebol, para quem gosta, é com certeza um dos esportes mais extraordinários e emocionantes que existe.

1. Monte um time. Para que você possa disputar uma partida de futebol, chame os amigos e forme um time. Mas, sempre escolha pelo menos uns três ou quatro que tenham uma noção maior sobre o esporte. Ah, claro! Não se esqueça de achar um goleiro. Ficar revezando jogadores de linha não costuma dar muito certo.

2. Escolha o local que irá disputar a partida. Se for jogar futebol de salão, serão quatro jogadores na linha e um no gol; se for futebol society (grama sintética) serão seis na linha e um no gol; se for futebol de areia será cinco na linha e um no gol; se for o famoso futebol de campo serão 10 na linha e um no gol. Ou jogue com quantas pessoas tiverem. O importante mesmo é jogar futebol.

3. Dicas para cada tipo de local. Cada terreno de jogo tem a sua peculiaridade. O futebol de salão necessita toques mais rápidos e mais agilidade, por a quadra ser menor, e ter um número de jogadores que fazem que a quadra fique ainda mais apertada, portanto o toque de bola mais rápido e os dribles curtos são fundamentais. O futebol society permite que o toque de bola seja mais espaçado, pois o campo é maior, mas saiba administrar a posse de bola, porque ela costuma correr mais rápida neste tipo de grama; o chute de longa distância é uma boa saída para marcar um gol. Já o futebol de areia é um dos lugares mais complicados para se jogar, pois dificilmente o toque de bola rasteiro fluirá naturalmente, pela irregularidade da areia, por isso é indicado que o toque de bola seja somente no alto, porém quando for chutar, o arremate rasteiro é a melhor opção por causa dos famosos “morrinhos artilheiros”. Agora, o futebol de campo é o mais clássico, o toque de bola ainda mais longo. O campo, em um grande na maioria das vezes, muito grande é o que dá o charme. Só que no futebol de campo é preciso mais disciplina de todos, pois necessita de muita marcação para que não haja pessoas correndo livres pelo gramado. Como o gol é bem maior do que os outros, parece que é mais simples de marcar, mas não é bem assim. Como existem mais jogadores, logicamente terá menos espaço para o chute e para a conclusão, portanto quando tiver um espaçinho, não tenha medo e chute para o gol.

4. A marcação é muito importante. Quem costuma jogar futebol, brincando ou não, sabe que sempre precisa ter alguém que fique na marcação dos atletas do outro time. Não deixe espaços livres para chutes ou para toques rápidos. Se a equipe adversária conseguir tocar a bola com facilidade, significa que ela estará mais perto do gol que você. Então marque bem e quando estiver com a posse de bola, preze por ela o maior tempo possível.

5. Dribles para provocar o adversário. Essa é uma das maiores artimanhas do futebol. O drible. Se você tem uma habilidade mais aguçada, abuse deles mesmo e provoque o adversário. Quanto mais nervoso e mais “pilhado” o adversário ficar, maior será a sua tranquilidade para controlar o jogo.

Essas são algumas dicas para que você jogue futebol. Não perca tempo e marque um joguinho para este final de semana e aproveite essas dicas para vencer o seu adversário.