Como Jogar Damas

Como Jogar DamasJogos são interessantíssimos. Todos são muito bem usados para a diversão e para o exercício do cérebro, alguns jogos mais e outros menos, já que devemos ficar pensando para fazer qualquer tipo de jogada, por isso eles são importantes. Claro que existem jogos que vão exigir muito mais de seu pensamento do que outros, não vamos comparar um jogo da velha com um xadrez, por exemplo, os dois são capazes de exercitar a nossa mente, mas é claro que o xadrez exercitará muito mais que o jogo da velha e isso é óbvio. Por isso é muito importante que você pratique jogos de estratégia, porque são esses que mais vão fazer você pensar e assim você vai exercitar a sua mente se divertindo muito.

Neste artigo vamos ensinar a jogar um jogo que também é de estratégia e o fará pensar bastante, o bastante conhecido jogo de damas. Damas é um jogo de tabuleiro com regras muito complexas jogado por duas pessoas, nem menos e nem mais, apenas por duas. O jogo de damas é um jogo muito antigo, ele pode ser totalmente comparado ao jogo de xadrez, por ser totalmente estratégico como já falamos anteriormente. Mas é claro que ele é mais simples que o xadrez, mesmo assim não deixa de ser importante para o nosso fortalecimento psicológico. A sua origem é totalmente desconhecida, não se tem comprovado em que país realmente ela foi criada. Diversas pinturas de tabuleiros de damas foram encontradas em túmulos do Egito antigo, mas também em muitos outros lugares do mundo, por isso não se tem certeza de onde realmente veio. Se você quer aprender a como jogar este curioso jogo importante para o nosso psicológico leia as nossas dicas a seguir.

1. Como jogar. Com um quadrado vermelho no canto inferior direito do tabuleiro, ambos os jogadores colocam peças sobre as casas pretas nas três linhas horizontais mais próximas (12 no total).O jogador vermelho, que sempre se desloca primeiro, move uma peça diagonalmente, uma casa para frente numa casa vaga (note que as peças só se movem de quadrado preto para quadrado preto).

O jogador preto então se move, com o jogo se alternando entre vermelho e preto, até ao fim do jogo. Uma peça pode “saltar” ou capturar uma peça adversária, se essa peça rival estiver diagonalmente adjacente, e houver uma casa vaga diagonalmente adjacente dela. A peça então “salta” sobre a peça rival para a casa vago, e a peça rival é retirada do tabuleiro. Uma peça pode dar saltos múltiplos, desde que haja uma peça para se pular e uma casa livre. Se uma peça puder saltar, ela deve fazer isso. Se uma peça puder dar saltos múltiplos, ela deve fazer todos os saltos possíveis.

Se a qualquer momento houve alguma direção para pular, ou múltiplos saltos possíveis, um jogador pode escolher entre eles. Se uma peça atingir a linha mais próxima do adversário, isso é chamado de “Kinged.” Outra peça é colocada em cima dela e ganha o status de rei: a peça então pode tanto mover-se diagonalmente para frente ou para trás, e saltar em ambos os sentidos também. Se uma peça saltar para a linha de volta e se tornar um rei, não é possível continuar pulando as peças do adversário durante aquele turno. O jogo continua até que um jogador é vitorioso ou um empate é acordado.