Como Instalar uma Impressora em Rede

EComo Instalar uma Impressora em Redem muitas casas, escolas ou empresas onde há mais de um computador, não há necessidade de uma impressora para cada um. Para resolver esse problema, você deve conectar todos os computadores em uma só impressora, através da rede dos próprios computadores. Aprenda aqui como instalar sua impressora em rede.

  1. Seu computador deve estar em rede: O passo essencial é saber se os seus computadores possuem rede local, pois sem ela será impossível instalar a impressora em mais de um PC. Atualmente, o crescimento da quantidade de Notebooks e da internet sem fio já facilita o processo de manter computadores em rede, que antes era exclusivamente por fio.
  1. Localizando a impressora: No computador principal, ou seja, aquele em que a impressora está ligada e configurada, vá em Painel de Controle > Dispositivos e Impressoras. Escolha na lista a impressora que você deseja compartilhar, clique com o botão direito e selecione “Propriedades da impressora”.
  1. Compartilhando a impressora: Vá para a aba “Compartilhamento” e selecione a caixa “Compartilhar essa impressora”. Uma caixa de texto ficará disponível com o título de “Nome do Compartilhamento”. Atribua um nome simples, como por exemplo “Impressora-Rede”, para facilitar o reconhecimento nas outras máquinas. Clique em OK para finalizar o processo.
  1. Configurando outros computadores: Agora você deve ir em cada outro computador que deseja ligar à impressora e fazer o processo de reconhecimento da impressora já compartilhada. Para isso, vá em Iniciar > Configurações > Impressoras. Na nova janela, marque a opção “Uma impressora em rede ou conectada a outro computador” e clique em Avançar.
  1. Localizar a impressora: No passo seguinte, marque a opção “Procurar impressora”, clique em Avançar e então procurar a impressora, que aqui nomeamos de “Impressora-rede”. Selecione ela na lista e clique em Avançar. Na janela seguinte, informe se deseja que ela seja a impressora padrão e clique em Avançar para terminar.

Sua impressora já está compartilhada e funcionando em rede para outro computador. É importante lembrar que se você quer compartilhar com mais de um computador, tem que repetir os processos 4 e 5 em cada um deles. Agora você já tem uma impressora compartilhada com vários computadores!