Como Instalar um Ar Condicionado

Como Instalar um Ar CondicionadoCom o verão as lojas de eletrodomésticos anunciam suas promoções de ar condicionados, e por mais que o modelo Split seja o favorito dos estabelecimentos comerciais, nas residências o modelo de janela ainda é procurado. Um ar condicionado funciona, basicamente, sugando e resfriando o ar externo, e expulsando o ar quente interno, deixando assim o ambiente climatizado. Se à sua região também atingir temperaturas baixas, também há ar condicionados com o sistema reversível, que aquece ao invés de resfriar. Para instalar o ar condicionado, você precisará:

1. Medir o tamanho do ar-condicionado e marcar a parede para fazer o buraco onde será instalado o aparelho. Lembra-se de marcar a parede preferencialmente no alto da parede e em um local onde não passe fios, canos, vigas, pilares nem eletrodutos. As medidas mais básicas são: 74 cm de largura e 47 cm de altura. (As medidas corretas estão no manual)

2. Monte o caixilho, ou o compre pronto. Este pode ser de madeira, ferro, ou até concreto. Após montado aparafuse o caixilho no buraco feito na parede. O ar condicionado deve ficar com uma inclinação na parte de fora, para que a água possa escoar corretamente.

3. Fixe a capa do condicionador de ar. Aparafuse a capa à madeira do caixilho.

4. Instale o ar condicionado no caixilho, colocando a vedação ao seu redor dando o devido acabamento ao trabalho.

5. Instale a parte elétrica. Esta deve ser feita com a ajuda de um profissional devido o risco de se trabalhar com eletricidade. Porém seguem algumas dicas. eletricidade O tamanho e o mm² do fio vai depender da amperagem do seu ar condicionado.

Cabo condutor de 1,5 mm² suporta sem aquecer 15,5 ampères.

Cabo condutor de 2,5 mm² suporta sem aquecer 21,0 ampères.

Cabo condutor de 4,0 mm² suporta sem aquecer 28,0 ampères.

Cabo condutor de 6,0 mm² suporta sem aquecer 36,0 ampères.

O melhor disjuntor também vai depender a amperagem do aparelho. Os disjuntores para sua proteção devem ser instalados a uma distância máxima de 2 (dois) metros do aparelho.

Para proteger mais ainda seu aparelho, seu disjuntor deve ter voltagem de 220v e ser bipolar.