Como Instalar um Ar Condicionado Split

Como Instalar um Ar Condicionado SplitCom o calor que faz no nosso país muitas pessoas recerrem ao ar-condicionado, já que os ventiladores não dão conta das temperaturas que alcançamos, não só no verão. Um sistema de condicionador de ar que vem sendo usados em estabelecimentos comerciais e em domicílios é o Split. Este, diferente do ar condicionado de janela, é dividio em dois módulos, uma unidade interna (evaporadora) e a externa (condensadora). A principal diferença entre os modelos é que o Split é mais silenciosa que o de janela, porém este é de 30 a 40% mais caro.

Instalar um ar condicionado Split, é simples, mas deve se fazer cada etapa com cuidado e empenho, para que você não tenha problemas posteriormente. Para instalar você vai precisar de:

- Uma furadeira com broca de uma polegada e meia;

- Martelo;

- Trena

- Alicate;

- Um estrado para nivelar o suporte da unidade de condensação;

- Cano PVC com uma polegada de diâmetro;

- Cola de PVC.

1. Desempacote o ar condicionado e reconheça as peças, sabendo para que cada uma serve, assim você não se perde no momento da instalação, uma unidade deve incluir:

 - Unidades interiores

- Um rolo de fita térmica

- A cobertura de acabamento

- Cabos elétricos ligados à unidade interior

- Um rolo de fita preta

- Dois canos

- Um saco de massa Phillip

- Tubo para o escoamento da água

- Uma bica para o escoamento da água

- Controlo remoto.

 2. Instale a parte externa. Preferencialmente você deve instalar uma unidade próxima a outra, sendo que a parte externa nunca deve estar desnivelada ou sem contato com o ar livre. Você deve fixar o suporte e prender bem a unidade condensadora nele. Lembre-se do nivelamento!

3. Marque a parede para instalar a parte interna, levando em consideração as distâncias e a medida da saída do cano e a distância entre o centro da unidade interior e do cano, assim você não vai se perder na hora de perfurar a parede para ligar a parte interna à externa. Instale primeiro o suporte.

4. Fure a parede.  Por esse furo passarão os tubos de descarga e sucção dos gases. Este deve estar ao lado do suporte, na distância já verificada.

5. Passe os cabos e tubos pelo buraco, para o exterior.

6. Instale os tubos de gás ás saídas da unidade interior.

7. Fixe o evaporador no suporte, montado anteriormente.

8. Na unidade exterior, monte a bica para o escoamento.

9. Liguei a unidade interior à exterior. Desenrosque as tampas das tubulações e após retirar as porcas de proteção das unidades, instale corretamente os tubos, para que não haja vazamentos.

10. Ligue a parte elétrica, para isso você tem que desapertar os parafusos da unidade elétrica e conectar os fios aos terminais correspondentes a cada cor. Use a fita térmica para envolver o terminal e os tubos e encha os orifícios com a massa, fixando a cobertura.

 11. Verifique seu trabalho.  Analise e veja se não ficou faltando nada. Se tudo estiver correto e se não há vazamento, jogando água com sabão sobre as válvulas, se houver vazamento irá se formar bolhas. Depois de verificar os possíveis vazamentos, liguei a unidade com o controle remoto e aproveite seu ambiente climatizado.