Como Instalar Chuveiro

Como Instalar ChuveiroInstalar um chuveiro não é um procedimento complicado, mas a possibilidade de mexer em fios e disjuntores acaba assustando e afastando muita gente de uma tarefa simples e que qualquer um pode fazer, basta seguir as instruções corretamente.

Antes de tudo, atente-se para o tipo de disjuntor (quantos amperes: 25a, 30a, 40a), a tensão do chuveiro (127V~, 220V~) e a potência dele (em Watt). Se esses detalhes não forem vistos antes da compra do chuveiro, pode gerar uma enorme dor de cabeça depois, como o desarme constante da “chave de luz”.

Para saber se o chuveiro é compatível com o seu disjuntor, é fácil! Veja a potência e a tensão do chuveiro e divida-os, como no exemplo:

4.600W / 220V =  20,90a (amperes)

Neste caso, se seu disjuntor for de 25a já é suficiente.

Após verificar se tudo está correto, você vai precisar de

  • Alicate universal (ou de eletricista);
  • Fita isolante;
  • Fita veda rosca.

Como proceder:

 1.  Desligue o disjuntor do chuveiro.  Normalmente, ele possui a voltagem diferente das demais “chaves de luz”. Caso contrário, desligue o disjuntor geral da casa.

2.  Passe a fita veda rosca pelo rosqueado do chuveiro.

3.  Rosqueie o chuveiro no cano até que ele fique bem firme.

4.  Pegue os dois fios de cores iguais do chuveiro, desencape-os e ligue-os aos fios de energia que saem da parede, com a ajuda do alicate universal. Aperte-os bem para evitar o derretimento dos fios.

5.  Após ligá-los, envolva-os com a fita isolante.

6.  Religue o disjuntor do chuveiro e teste seu funcionamento.

Caso não se sinta seguro ou o chuveiro não funcionar normalmente após seguir corretamente o procedimento, contate um profissional.