Como Instalar Cerca Elétrica Residencial

Como Instalar Cerca Elétrica Residencial

Sistemas de proteção estão entre as prioridades das famílias brasileiras de diferentes classes sociais, regiões e realidades. A instalação de cercas elétricas vem se tornando cada vez mais acessível ao cidadão brasileiro que busca proteger seu imóvel de possíveis invasões, roubos e outros tipos de violência que, infelizmente, permeiam nossa sociedade.

Para você que pretende instalar sistemas como este em sua residência, aqui estão alguns passos que te ajudarão a executar essa tarefa de forma eficiente e segura, porém  a instalação de uma cerca elétrica exige uma boa preparação teórica e prática ao individuo que presta esse serviço, por estar em contato direto com sistemas elétricos e fiações, o que pode causar acidentes muito graves.

Portanto, a dica principal é: caso você não tenha no mínimo uma formação básica sobre elétrica e quanto ao manuseio das ferramentas necessárias, contrate um serviço de instalação de cercas elétricas, visando sua segurança. Não ponha em risco a sua saúde e sua vida.

Ciente dessas informações, aqui está o passo a passo que lhe auxiliará a como instalar uma cerca elétrica.

Materiais e ferramentas necessárias:

Máquina de furar com broca n°8 para concreto

8 Parafusos

8 Buchas

Hastes

Arame

Eletrificador

Encalhe

Bateria

 

  1. Vá à caixa de disjuntores e desligue a chave geral, de forma que corte toda a energia de sua residência. Mantenha-a assim até que toda instalação esteja concluída.
  2. Agora, instalaremos as hastes, que são à base do sistema elétrico e ligarão toda a fiação. Com a máquina de furar, faça os furos na base das hastes, e em cima do muro. O ideal é que coloque cada haste afastada uma da outra cerca de 80 cm, após, fure o muro, coloque as buchas nas furações do muro, e parafuse as hastes as fixando nessas buchas. Lembre-se que as hastes devem estar direcionadas para fora do muro.
  3. Nas hastes, há uns ganchos onde fixaremos os arames. Pegue a ponta do arame enrole no primeiro gancho dando quatro voltas e estique até a próxima haste de forma que fique bem tensionada, e no gancho da próxima haste dê quatro voltas, e assim sucessivamente até que se terminem todos os ganchos de todas as hastes. É obrigatório colocar as placas informando que a cerca é eletrocutada.
  4. Instale o eletrificador, é ele quem conduzirá a energia pelos arames. Instale o controlador próximo às cercas, abrigados da umidade e do calor. Após, instale a placa, nesta máquina, há dois conectores. Ligue o fio em um dos conectores no início da cerca. Faça o mesmo com o outro conector, criando uma passagem ente o aparelho e a cerca.
  5. Coloque a gaste de aterramento em um ambiente isolado, livre de circulação. Fixe-o firmemente no chão e ligue o fio no conector principal do eletrificador, Próximo à sirene. A sirene deve ser instalada por meio do arame bipolar, nos conectores positivos e negativos da cerca. Coloque- a em um lugar alto e protegido.
  6. Ligue os fios à bateria do eletrificador, respeitando os cabos positivos e negativos. Coloque-o junto ao eletrificador e veja se o dispositivo é feito para funcionar em 110 ou 220 volts. Coloque a chave seletora na posição adequada, feche a tampa e religue o disjuntor geral de sua residência. Pressione o botão ligar para acionar o seu sistema.

Cuidados:

Ao manusear equipamentos elétricos, certifique-se que o seu relógio de energia esteja desligado. Nunca mexa com fiações: descalço ou com o corpo ou as mãos molhadas.

Lembrando que este guia de instalação é destinado a pessoas que tenham o mínimo de noção sobre eletricidade. Se você nunca trabalhou, ou não entende sobre a rede em que estará mexendo, não ponha sua segurança em risco, recorra a um profissional da área.

Boa sorte!