Como Incentivar meu Filho a Andar

Como Incentivar meu Filho a AndarAs crianças começam a tentar dar os primeiros passos ainda pequenas, com 8 meses de idade a criança começa a ficar em pé e dá seus primeiros passos apoiando nas paredes e em barras, por volta dos 10 meses de idade, elas já conseguem caminhar sozinhas.

Caso seu bebê já tenha atingido esta idade e ainda não tenha começado a caminhar, saiba que os primeiros passos podem ser esperados até os 18 meses de vida, mas se após está idade ele ainda não caminhar, vale a pena procurar ajuda médica.

Algumas atitudes simples podem aumentar a confiança do seu filho (a) para que ele pare de engatinhar e fique firme sobre as duas perninhas.

Dispense o andador

Muitos especialistas afirmam que o andador não é tão inofensivo quanto parece, ao usá-lo por muito tempo o bebê caminha apenas sobre as pontas dos pés e não adquire equilíbrio.

Além disso, muitos pais acabam descuidando do bebê enquanto ele está no andador, isso pode causar acidentes afinal o andador pode virar em degraus e obstáculos.

Deixe-o no chão

Ao ficar no chão o bebê explora novas texturas e novas rotas com os pés e as mãos, deixe-o solto mas fique sempre vigiando.

A “exploração” prévia do chão faz com que o seu filho fique mais seguro na hora de dar os primeiros passos.

Sua ajuda

Os bebês adoram caminhar com alguém segurando suas duas mãos, com o tempo solte uma das mãos e deixe-o caminhar apenas segurando uma delas.

Assim que ele sentir segurança, ele soltará a sua mão e caminhará sozinho, mas controle a ansiedade, isso não vai acontecer logo de primeira.

Incentivos

Coloque os brinquedos um pouco longe do bebê e fale para ele ir buscá-los, outra maneira é se posicionar a mais ou menos 1 metro da criança e chamá-la.

Se ele começar a andar, não se desespere. Sempre que vemos um bebê andando todo desengonçado, ficamos pensando em ‘salvá-lo’ e mantê-lo seguro em nosso colo, mas resista a vontade e deixe-o caminhar.

Passeios

Levar seu bebê a um lugar diferente como um parque ou uma praça pode incentivá-lo a andar, o que ocorre é que ao ver algo novo (uma folha, flor, um animal) ele pode querer chegar mais perto e de repente sair andando.

Cuidados

Procure deixá-lo descalça nas suas primeiras tentativas em andar, os pés são mais aderentes e ele se sente mais seguro, uma boa opção é usar meias antiderrapante, mas só nos dias mais frios.

Outro cuidado é proteger quinas de móveis e não deixar objetos perigosos a altura dos pequenos, nas primeiras caminhadas a curiosidade é enorme e todo cuidado é pouco.

Caso seu bebê caia e bata a cabeça, não demonstre desespero e observe suas reações, caso ele sinta sono ou vomite, procure o pediatra.