Como Imprimir o CPF pela Internet

Como Imprimir o CPF pela InternetO Cadastro de Pessoa Física, CPF, é um documento muito importante para qualquer cidadão. É por meio dele que conseguimos abrir uma conta em banco, fazer compras a prazo, comprar imóveis, móveis, carros e outros produtos, ter carteira assinada, casar e muito mais.

Porém se você é da época em que o CPF era um cartão durinho e azul (parecia um cartão de banco), saiba que hoje o documento tem outra cara, ele pode ser impresso pela internet e não pode ser plastificado, além disso já não é mais possível autenticar o CPF (a versão nova), pode-se apenas imprimir uma nova cópia pela internet e pronto.

Essa nova cara do CPF agradou a uns e a outros não, mas não se pode negar que agora está bem mais fácil tirar a segunda via do documento por exemplo. Nos novos CPF é possível visualizar num dos lados do cartão um código numérico que indica que ele é válido, por isso mesmo sendo impresso, não é fácil falsificar este documento, uma vez que o código é criado pela Receita Federal e não se repete.

Se você ainda não tem CPF precisa ir a uma das agências dos Correios ou da Receita Federal e solicitar o seu, deve-se pagar uma taxa e aguardar a liberação do documento, porém ao invés de recebê-lo em casa como antes, após a liberação para imprimi-lo pela internet, as demais vias podem ser retiradas desta forma.

Primeiro passo – Acesse o site da Receita Federal e clique na opção “Impressão de Comprovante”.

Segundo passo – Preencha os campos solicitados com seu nome, CPF, nome da mãe, data de nascimento e título de eleitor. Depois digite os caracteres para provar que não é um robô e clique em Consultar.

Terceiro passo – Imprima o comprovante ou a segunda via do CPF.

Para facilitar, aí vai o link direto: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp