Como Identificar um Maçom

Como Identificar um MaçomA maçonaria vem incitando a curiosidade da humanidade por séculos e ainda hoje nos aguça saber que eles fazem nas reuniões, como é sua iniciação, e principalmente, qual é o seu suposto segredo. Esta é uma sociedade fraternal, discreta, onde os membros cultivam os valores de igualdade, fraternidade e igualdade, assim como buscam o aperfeiçoamento intelectual. Inúmeras teorias foram feitas em toda sua história, e já foram perseguidos por algumas instituições como a Igreja Católica Romana. Quando ao seu nascimento, há divergências, mas especula-se que foi entre os séculos XVI – XVII. Inicialmente era chamada de associação dos pedreiros livres, profissão essa, de construtor, que até hoje admirada e reverenciada pelos maçons, onde o Deus cristão é chamado de O grande arquiteto do Universo e eles construtores de uma humanidade melhor.

Mas como saber identificar um maçom? Será que há um maçom do nosso lado e não sabemos. Observando os suspeitos podemos buscar alguns símbolos, alguns gestos e posturas adotados por eles.  Para começar:

1. Observe o aperto de mão. Este é caracterizado pela posição do dedo indicador, mais proeminente que os outros, e geralmente comprimindo o pulso do outro indivíduo.

2. Observe os símbolos. Veja se não há alguns dos símbolos abaixo no suspeito.

A letra “G” DEUS em inglês é “God” e Geometry ,Geometria.

Esquadro e compasso – O símbolo maçônico do compasso e do esquadro representa o movimento rumo à perfeição, um equilíbrio entre o espiritual e o físico que se assemelha misticismo egípcio e oriental. É o símbolo do raciocínio maçônico.

Avental – Adverte que todo homem nasceu para trabalhar e que um maçom deve trabalhar obstinadamente para a descoberta da verdade e a construção de uma sociedade mais justa.

Três Pontos – Sua interpretação é variada, mas é muito usada na assinatura de maçons. Ela faz lembrar o delta, faz referência ao tripé liberdade, igualdade e fraternidade e às características imprescindíveis ao maçom: amor, vontade e inteligência.

Colunas: Um templo deve ter doze, para lembrar os doze signos do zodíaco.

3. Observe a postura. Durante as reuniões nos templos, os maçons devem permanecer sempre eretos, assim a postura de um homem pode indicar seu pertencimento à maçonaria.

4. Observe o abraço. Os maçons, ao se abraçarem,colocam um braço por cima e outro por baixo, ao modo de formar um “X”, também bater três vezes nas costas e mudar de posição umas três vezes.