Como Higienizar Talheres e Pratos

Como Higienizar Talheres e PratosEm casa, lavar os pratos com detergente e esponja já bastam, mas em restaurantes, creches e outros locais que servem refeições para muitas pessoas, as talheres e pratos devem ser higienizados de maneira específica.

Neste artigo vamos ensinar como limpar corretamente estes utensílios e dar algumas dicas de como lavá-los melhor mesmo em casa.

Restaurantes

Não basta apenas lavar os pratos, segundo a legislação

“As superfícies dos utensílios devem ser lisas, impermeáveis, laváveis e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização dos mesmos e serem fontes de contaminação dos alimentos. Os utensílios que entram em contato com alimentos devem ser de materiais que não transmitam substâncias tóxicas, odores, nem sabores aos mesmos. Devem ser mantidos em adequado estado de conservação e ser resistentes à corrosão e a repetidas operações de limpeza e desinfecção. Devem estar bem conservados, sem crostas, limpos e sem resíduos.”

A higienização destes utensílios é composta de duas etapas: limpeza e desinfecção, veja como fazê-las:

Limpeza: Em água corrente retire as sujidades mais superficiais, e limpe o utensílio com esponja que não solte fiapos (não use esponja de aço) e detergente, enxágue de preferência em água quente.

Desinfecção: Mergulhe os utensílios em água fervente ou clorada com água sanitária a 2 ou 2,5%, a proporção é de 1 colher de sopa para 1 litro de água, outra opção é usar o hipoclorito de sódio 1%, a proporção é de 2 colheres de sopa para 1 litro de água. Deixe por 15 minutos.

Secagem: Deixe secar naturalmente em local apropriado, não é permitido o uso de panos para enxugar os utensílios, isso evita a recontaminação.

Armazenamento: Gurde os utensílios em um local isolado, protegido de insetos e sujidades. Não deixe que os pratos sujos se misturem com os limpos, talheres embalados separadamente devem ser manipulados d por mãos limpas e enluvadas.

Em casa

Use sempre detergentes neutros e esponjas em bom estado para lavar a louça.

Manuseie os utensílios com as mãos limpas e evite secá-los, deixe-os secar naturalmente e mantenha os panos de prato sempre limpos, afinal não adianta manusear um pano sujo com as mãos limpas, elas irão se contaminar.