Como Higienizar as Orelhas

Como Higienizar as OrelhasA higienização das orelhas é importante para retirar o excesso de cerume que se forma naturalmente nesta região do corpo, porém ela deve ser feita com cuidado para evitar lesões e ferimentos que podem causar danos permanentes à audição.

O uso de hastes flexíveis, que popularmente chamamos de cotonetes, não são recomendadas pelos otorrinolaringologistas, estes afirmam que ao invés de limpar, as hastes acabam empurrando a cera para dentro do conduto auditivo e a consequência é uma diminuição significativa da audição.

Outro problema são os machucados no conduto auditivo que o uso indiscriminado das hastes pode ocasionar, principalmente se você costuma cutucar as orelhas com frequência com o uso do acessório.

Por isso aí vai um manual bem simples de como limpar o conduto auditivo sem causar nenhum dano.

1. Parte externa

Durante o banho molhe a ponta dos dedos e passe um pouco de sabonete. Passe os dedos em volta de toda a orelha, inclusive nas dobrinhas da parte da frente e de trás, exceto o conduto auditivo.

Umedeça os dedos novamente e retire o sabonete passado na orelha, seque com uma toalha macia para tirar o excesso de água.

2. Parte interna

Umedeça uma toalha bem macia com um pouquinho de água ou soro fisiológico e envolva o dedo indicador com ela.

Limpe o conduto auditivo colocando o indicador no ouvido, porém não cutuque, apenas limpe ao redor do conduto, nada de forçar.

Dispense o uso das hastes flexíveis para evitar danos. Ouvir música muito alta e usar fones de ouvido aumenta a produção de cerume.