Como Gravar Músicas

Como Gravar MúsicasA música é algo especial em nossas vidas, disso ninguém tem dúvida, ninguém mesmo. Com certeza alguma música fez parte de algum momento importante de sua vida que sempre quando ela toca você lembra o tal momento, seja algo que aconteceu com sua mãe, com seu pai, irmão e principalmente namorada. Não resta nenhuma dúvida de que a música é sim algo mais do que especial e que marca grandes momentos de nossas vidas. Existem vários gêneros de música e todos têm a sua fatia de fãs dispostos a consumi-la massivamente.

Mas independentemente de gênero ou não muita gente já sonhou em gravar alguma música. Com seu material em mãos, a tentação de gravar é grande. Para muitos, ir a um estúdio de gravação é caro demais. Para outros, a gravação em casa pode ser uma opção. Se ficar bom gravando em casa, porque não gravar em um estúdio comercial? Seja qual for a sua intenção, gravar é um divertimento, e um processo muito criativo. Quando você não está sob pressão para chegar a uma qualidade profissional, você pode levar o tempo que quiser trabalhando e aperfeiçoando sua música. Isto não quer dizer que um resultado profissional não possa ser obtido em casa. Com o tipo certo de equipamento e perícia, você pode conseguir. Este é um processo passo a passo para se gravar música em casa, juntamente com algumas dicas de gravação. Se, seguido a risca, vai levar a uma plena realização do potencial de sua música.

1. Tenha um bom equipamento. Primeiramente pra poder gravar qualquer tipo de música na sua casa é muito importante que você tenha um bom equipamento. Tenha uma boa mesa de som com canais disponíveis pra cada entrada de cabo de todos os instrumentos. Tendo um bom equipamento suas músicas sairão com muita qualidade.

2. A banda tem que estar ensaiada. É muito importante que a sua banda esteja muito bem ensaiada, porque mesmo que seja gravado e você pode fazer tudo de novo, não ensaiar vai fazer com que você perca muito tempo. Agora se a sua banda sabe tocar perfeitamente tudo será muito mais fácil.

3. Escolha as músicas. Esta é uma parte tão essencial que parece ser óbvio, mas não é. Às vezes você pensa em ir gravar uma música na empolgação, mas não sabe realmente qual será a música que você vai gravar. Você sabendo estará com ela totalmente ensaiada e ela sairá muito bem na gravação.

4. Grave por canal. Algo muito importante na gravação de uma música é que você não grave todos os instrumentos juntos, assim você não vai perceber os erros detalhadamente. Mas o que fazer? Basta você gravar por canal. Gravar por canal é gravar um instrumento por vez. Peça para o guitarrista tocar a base da música e você grava, esta gravação não irá para o trabalho final, mas serve para o baterista escutar enquanto toca seu instrumento, aí sim você grava, depois vem o baixo com o som da bateria, depois a guitarra de verdade mesmo e por último a voz.