Como Funcionará o Sisu em 2015

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem para a inscrição.

Duas propostas para destinar 50% das vagas da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para seleção baseada em notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram apresentadas em seminário realizado com alunos, professores e membros de movimentos sociais. As propostas da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) também destinam cotas para pretos, pardos e indígenas. Com a decisão, que depende de aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em março, as mudanças ocorrem a partir do vestibular 2015.1.

A cada ano, o aluno terá duas formas de ingresso na universidade. No início do ano, são 50% das vagas ofertadas pelo vestibular tradicional da Uece e 50% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o reitor Jackson Sampaio, o aluno deverá escolher entre concorrer com as provas da Uece ou as do Enem. No meio do ano, ocorre apenas o vestibular tradicional. Os detalhes operacionais e a vigência das novas formas de seleção na Universidade também serão definidos em reunião com o conselho universitário.

A proposta de adesão ao Sisu e ao sistema de cotas teve aprovação dos presentes. Segundo o vice-reitor da Uece, Hildebrando Soares, a tendência é que as medidas sejam referendadas pelo Cepe.

Através de nota, a reitoria da Uece explicou que as mudanças na seleção foram discutidas durante o ano de 2013. Foi instituída uma comissão para análise técnica sobre o Enem, Sisu e cotas, além da realização de dois seminários para aprofundar o tema.

No entanto, o processo de análise foi interrompido pela deflagração da greve geral que mobilizou professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Uece, Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca).

Segundo a nota, as discussões da comissão técnica foram retomadas após a suspensão da greve e o seminário foi marcado para que uma decisão seja tomada.

Qualquer alteração, no entanto, só começaria a valer para o processo de seleção para o semestre 2015.1. Mudanças para a adesão às cotias sociais e étnicas poderão começar a ser realidade na Uece para o processo seletivo para o semestre 2014.2, com decisão tomada até o dia 15 de março.

Diversas universidades estaduais do país já utilizam o Enem de forma parcial ou total para seus processos de seleção.