Como Funciona o Para Raio

O para raio basicamente serve para proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica. Mas ao contrário do que se pensa os para raios não atraem os raios e conduzem até a terra para descarrega-los, ou pelo menos, não tem essa como solução fundamental para eliminação do perigo da descarga elétrica. Vamos entender mais a frente.

Como Funciona o Para RaioSobre raios e descargas elétricas:

O raio é formado por eletricidade estática, a mesma que surge quando passamos a mão no cabelo ou retiramos uma roupa rapidamente. Só que esse atrito acontece entre as partículas presentes dentro de uma nuvem, como partículas de gelo por exemplo.

Com uma grande carga acumulada, essa energia é descarregada para um ponto de menor potencial elétrico, através do ar ionizado.
Quando enxergamos o raio é devido ao ar que se tornou um condutor, na casa de 3 mil volts por cm de distância entre as partes.

Quando dizem que o raio cai em pontos mais altos, em parte é verdade, porque uma carga negativa atrai uma positiva e com uma árvore bem alta isso será favorecido, o problema está na questão de cair.

Todo mundo sabe que são os elétrons que se movimentam e a terra onde habitamos está cheia de elétrons, quando uma grande diferença de potencial se aproxima, eles saltam em direção as nuvens e isso quer dizer que o raio sobe e não cai.

Conhecendo para raios:

O para-raios foi construído por Benjamin Franklin. Ele é constituído por uma haste de metal ligada a terra por um fio condutor de cobre. Em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas, coberta por platina para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica. O para-raios nada mais é do que uma haste metálica pontiaguda colocada em um lugar bem alto e ligada a terra. Seu princípio de funcionamento se baseia no poder das pontas do condutor metálico.
Os para raios podem ser: Gaiola de faraday, Captor franklin sobre mastro, Captor franklin sobre postes, Estrutura. A escolha do melhor tipo de para raio vai de acordo com a necessidade do local e/ou construção.

Como funciona:

O pára-raio, é uma haste metálica, normalmente com algumas pontas, ligada por um condutor até a terra. Como a terra é um mar de elétrons vai fazer com queelétrons estejam presentes na ponta do pára-raio. Esses elétrons irão se recombinar com as cargas positivas que estão por sua vez presentes nas nuvens, neutralizando essa energia e com isso dissipando o raio.Ou seja, sua função é dissipar os raios mas pela imprevisibilidade da descarga elétrica ele está pronto também para conduzi-la ao solo de forma segura.