Como Funciona Escala 6×1

Como Funciona Escala 6x1Existem algumas escalas de revezamentos, segundo a Convenção Coletiva de Trabalho – ato jurídico entre sindicatos de empregadores e empregados para compor o conjunto de regras -, como 4×2, 5×2, 5×1, 12×36, e a escala 6×1 faz parte desse rodízio de trabalho, sendo muito utilizada por empresas de prestação de serviço. Isso porque estas empresas costumam operar durante todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. Esse método de revezamento da jornada de trabalho, como consta na cláusula 66 do CCT, funciona para jornadas diárias de até 12 horas.

Na escala 6×1, o funcionário trabalha seis dias corridos e folga o seguinte. Normalmente, essas folgas tendem a mudar durante as semanas, de acordo com a estrutura de escala de cada empresa. Como é um sistema de escala, o funcionário pode trabalhar nos domingos e nos feriados, já que para esse método de jornada de trabalho, esses dias são considerados dias normais.

Um detalhe importante é que em modelos de escala de trabalho o funcionário que trabalha aos domingos e feriados tem o direito a um folga compensatória ou, caso esta folga não lhe seja cedida, o direito de recebimento em dobro pelo dia trabalhado, neste caso não é considerado como horas extras. Porém, segundo a clausula 6 do CCT, as horas excedentes às 192 horas mensais deverão ser remuneradas como horas extraordinárias.

No mais, tanto a escala 6×1 quanto as outras escalas de revezamento, com exceção da escala 12×36, que é compreendido por horas de trabalho, seguem o mesmo mecanismo onde é entendido como dias trabalhados por dias de descanso, respectivamente.