Como Funciona A Guarda Compartilhada

Como Funciona A Guarda CompartilhadaAs questões em torno da construção de um lar são muitas. E nos dias de hoje a formação familiar foi colocada em segundo plano na vida de muitas pessoas. Boa parte da sociedade atualmente busca uma carreia profissional solida antes de pensar em casar e ter filhos. Mas há também as pessoas que constituíram família, e que por alguns motivos optaram pela separação. E no meio dessas separações ,que acontecem com frequência na nossa sociedade, existem os filhos geradas durante a união. E nós vamos te dar algumas dicas de como funciona a guarda compartilhada.

1. Lei nº 11.698 / 2008. A Lei nº 11.698 de 2008 é a lei que estabelece a guarda compartilhada no Brasil. Em relação a nossa Constituição, é uma lei recente. Mas o tipo de guarda compartilhada que a lei estabelece já é um padrão em diversos países. Segundo essa lei, a guarda compartilhada pode ser requisitada pelos pais durante o processo de separação.

2. Como funciona. A guarda compartilhada dividirá igualdade entre os pais as responsabilidades e despesas quanto à criação e educação dos filhos. Todas as decisões que envolvem a criança devem ser tomadas em um consenso entre os pais e para beneficio da criança.  Essas decisões envolvem os mais diversos assuntos, desde os mais sérios até os que podem parecem simples. Essas decisões envolvem:

  • A rotina da criança
  • Viagens
  • Atividades praticadas pela criança
  • Modo com a criança será educada e disciplinada

3. Benefícios para a criança. Optar pela guarda compartilhada pode diminuir os efeitos negativos que a criança sofre durante a separação dos pais. A guarda compartilhada garante a participação de ambos os pais na vida e no dia a dia da criança fazendo com que os prejuízos e que a ausência de um dos pais seja diminuída. Optar por algum outro tipo de guarda pode ou não trazer benefícios para a criança, dependendo sempre da situação de cada separação e como a criança se sente em relação a isso. Mas a principal coisa a ser levada em conta durante a separação e a escolha da guarda é o bem estar da criança.

Essas foram algumas dicas sobre como funciona a guarda compartilhada.