Como Fugir dos Engarrafamentos do Feriado de Carnaval

Feriados são sinônimos de sossego e calma, menos no trânsito.

Os festejos de carnaval já deram largada, mas a festa começa de verdade no sábado. Muitas pessoas deixam pra viajar ainda na sexta, após o expediente. Mas como evitar os enormes engarrafamentos que se formam e fazer que sua festa não vire um estresse antes mesmo de ter começado?

A tecnologia é o segredo. Com apenas um celular é possível encontrar caminhos melhores para chegar ao seu destino de viagem. Este artigo mostrará duas boas opções para escapar dos congestionamentos comuns em feriados como o Carnaval.

Os aplicativos abaixo usam esses recursos de maneira diferente: um aproveita a conectividade para acompanhar em tempo real o trânsito nas vias, usando os deslocamentos dos próprios usuários, enquanto o outro atualiza os dados de acordo com uma central de monitoramento.

Waze:

O Waze se baseia em um conceito simples e ao mesmo tempo muito poderoso: aproveitar os próprios usuários para obter dados de trânsito. Mais do que isso, é possível alertar sobre problemas no caminho, indicar preços de combustíveis em postos e até avisar a uma pessoa em que parte do trajeto você está. Independente do celular e sistema usado, o funcionamento é praticamente o mesmo. Toque no símbolo do Waze no canto inferior esquerdo, escolha a opção “Navegar” e digite o endereço desejado. O app calcula a rota imediatamente, baseado nas informações de trânsito dos outros usuários. Assim, o trajeto sugerido amanhã pode ser diferente do de hoje, caso aconteça algum acidente, por exemplo. Se você vai há alguns lugares com frequência pode marcá-los como favoritos. E quando encontrar algum problema no trajeto pode usar o recurso “Alertar”, no botão que fica no canto inferior direito da tela, escolher o que aconteceu (trânsito, polícia, acidente, etc) e dar maiores detalhes que possam ajudar os outros usuários.

MapLink :

O MapLink Trânsito é o sucessor do Apontador Trânsito, um dos serviços pioneiros de mapas e trânsito no Brasil. Nos celulares, o programa funciona de maneira parecida com o Waze, mas não conta com os dados dos usuários e sim da própria central do Apontador. Para indicar seu destino no MapLink basta tocar no campo “Traçar rota” (ou a lupa no Android) e digitar o endereço. Assim como no Waze, é possível gravar endereços favoritos e a localização da sua casa e do trabalho.