Como Fotografar Paisagens

Como Fotografar PaisagensFotografar é uma arte. E fazer imagens por mais que sejam simples, na concepção de alguns, e também podendo ser feitas por qualquer um, não exige poderes de outro mundo e nem muita experiência. Mas exige técnicas quando temos que deixar a foto mais profissional. Por isso deixa de ser simples! E muitas técnicas são aplicadas para fazer o fundo se destacar do objeto. Pegar movimentos de plantas e animais, um pôr do sol, um nascer do sol e por ai vai. Ou também dar sentido e entendimento para quem vê a foto. São estas e muitas outras paisagens que tornam a arte de fotografar simples um ato de programação e até cálculo. A seguir você vai ler algumas técnicas de Como Fotografar Paisagens. Mas lembre-se que nada dispensa um professor de fotografia, ou vontade sua em querer aprender.

  1. Escolha um alvo. Lembre-se de uma coisa, e faça sempre esta pergunta: que sentido você quer dar à paisagem que pretende fotografar? Um ar de tristeza? Alegria? Movimento? Tenha isso em mente para quando encontrar um alvo. Que sentido se quer dar para o matagal que vê em sua frente? Algo místico? Algo selvagem? Você é quem escolhe. A criatividade é sua.
  2. De costas para o sol. Sempre! Isso é regra básica. Caso contrário suas fotos devem sair queimadas ou com aspecto de “estouradas”. Não fique totalmente de costas, fique meio de lado. Assim sua sombra também não atrapalha.
  3. Encontre linhas. Veja coisas que tem ligação, linhas que liguem até o objeto, ou mata, canoa, lago. Tenha essa percepção, essa ideia em querer fazer conecções. Desenvolva essa habilidade com a prática diária.
  4. Contrastes. Fotografe contrastes de cores, como o claro ao lado do escuro. Observe repetições de cores nos animais ou ambientes da paisagem em foco e texturas interessantes que dêm vida.
  5. Regra do terço. Use para encontar o melhor enquadramento para o objeto. Faça duas linhas imaginárias verticais e duas horizontais posicionando o objeto de interesse no cruzamento destas linhas.
  6. Pessoas. Se na sua fotografia houver modelos, faça-os com que interajam com a natureza. Assim fica mais natural, ao invés de olharem para a câmera simplesmente.