Como Formatar um Pen Drive

Como Formatar um Pen DriveUm dos dispositivos mais úteis inventados na era dos computadores é o pen drive. Com a capacidade de manter uma quantidade surpreendentemente grande de dados em apenas alguns centímetros, os pen drives ajudaram os usuários de computadores a economizarem tempo e espaço, pois permitem, que diversos arquivos sejam carregados e transferidos de um computador para outro de dentro de um bolso. Antes dos pen drives, para que dois computadores pudessem transportar grandes arquivos era preciso que estivessem em rede ou que passasse para um CD, o que limitava bastante o tamanho dos arquivos.

Quando você conecta o pen drive ao seu computador, ele é reconhecido como dispositivo de armazenamento removível e pode ser acessado através do “Meu computador” direto do desktop. Porém, algumas vezes, os pen drives ficam indisponíveis para serem abertos e uma das soluções possíveis é a formatação. Você também pode decidir formatar seu pen drive se quiser limpá-lo (é preciso lembrar que a formatação exclui todos os arquivos existentes no seu pen drive). Formatar um pen drive é um processo simples, que pode ser realizado com apenas alguns cliques do mouse.

1. Analise os dados do pen drive antes de iniciar o processo de formatação. Se você está fazendo a formatação apenas para limpeza do disco, é bom olhar quais são os arquivos que estão guardados nele, para que depois não acabe no prejuízo. Faça backup dos arquivos armazenados que você pode precisar no futuro, na memória do seu disco rígido, em um CD ou DVD.

2. Abra o “Meu computador”. Clique no menu “Iniciar” e procure o ícone do “Meu computador”, ele também pode estar na sua área de trabalho.

3. Veja qual é o disco referente ao seu pen drive. Se ele for o único dispositivo conectado ao seu computador, é provável que seja o disco “E”. Quando encontra-lo clique com o botão direito sobre seu ícone.

4. Na lista de tarefas possíveis, clique em “Formatar”. Abrirá uma janelinha com algumas opções do seu pen drive, inclusive apresentado o estado da memória atual. Você pode escolher entre a formatação rápida ou normal.

5. Clique em “OK” quanto aparecer o aviso de confirmação do comando, relembrando que a formatação apaga todos os dados ali armazenados. Depois disso a formatação será iniciada.