Como Formatar um PC

Como Formatar um PCRenovar o seu PC de tempos em tempos é muito necessário. Para isso, precisamos formatá-lo para que sejam excluídos todos os vírus e ele fique novinho em folha. Antigamente, formatar computadores era trabalho feito apenas por profissionais e que cobravam muito caro por este serviço. Hoje, isso não é mais necessário. Basta você ler o nosso artigo e aprender a formatar o seu computador, o deixando mais rápido e sem nenhum vírus.

1. Veja se é realmente necessário formatá-lo. Formatar um PC é uma decisão que deve ser tomada apenas se houver a necessidade disso. Caso contrário, opte por outra solução. Não tenha o habito de formatá-lo todo mês, por exemplo. Isso poderá causar danos a sua maquina futuramente. Além de tudo isso, você gastará bastante tempo, mesmo que você seja bastante experiente.

2. Salve tudo o que não for formatado. Salve os arquivos, que não precisarão passar pela formatação, em um cd ou um pen drive. Isso facilitará quando você ligá-lo novamente, pois terá os programas prontos para que eles sejam instalados. Jogos, fotos ou outras coisas que irá querer salvar seguro em uma mídia segura são alguns exemplos do que deve ser salvo. Desktop, Meus Documentos, Favoritos, Drivers, Arquivos do Office e seus programas favoritos são alguns exemplos do que você deve salvar.

3. Verifique como o seu HD está particionado. Vá em ‘Meu Computador’ e clique com o botão direito nos discos locais e depois clique em ‘Propriedades’. Geralmente terá somente uma partição.  Se tiver assim existem duas opções. Salve em outro HD ou para outra mídia.  A outra opção é particioná-lo (dividir o HD em dois) e copiar os arquivos para ele.

4.  Reinicie o PC. Após entrar nessa etapa não será possível mais salvar os arquivos, portanto, preste bastante atenção para salvá-los. Quando reiniciar clique em DEL para entrar em SETUP. Após fazer isso altere a prioridade de boot para CD. Isso fará que o PC inicie a partir do CD e não do HD. Liste sempre os arquivos, na ordem, em que serão buscados os arquivos de inicialização. Você descobrir navegando nos menus do SETUP até achar a palavra chave BOOT. Irá variar bastante de computador para computador e ela poderá estar em um desses itens Advanced Setup, Advanced Settings, Boot Device.

5. Insira o CD do sistema operacional. Depois de ter realizado as etapas anteriores, coloque o CD do Windows e reinicie o computador. Quando estiver entrando aperta qualquer tecla quando for pedido que espere. Confirme apertando o ENTER para instalar o Windows e posteriormente clique em F8 para concordar com os termos e depois clique em ESC.

6. Siga as instruções. Agora será necessário que você siga as instruções que serão lhe passadas para criar, dividir e formatar. Mantenha intacta a partição de converter. Instale o Windows na parte destinada ao sistema.  Espere que peça novamente o reinicio do computador e vá para SETUP, como foi explicado nos passos acima e mude o BOOT novamente para HD. Depois instale o Windows e tenha o número de série na mão para concluir as etapas. Se você utlizou um programa de backup, se isso não for possível, será necessária a instalação de item por item.

Formatar o computador pode demorar algum tempo se você não tiver experiência com maquinas e informática. Porém, não é um processo difícil se você seguir corretamente o passo a passo que foi explicado.