Como Formatar um Notebook

Como Formatar um NotebookAo invés de gastar seu dinheiro pedindo a uma profissional na área de tecnologia para formatar seu notebook, você pode fazer isso em casa. Isso mesmo, sem sair do conforto de seu lar e sem gastar um real, não é ótimo?! Nesse artigos estão alguns passos para você realizar a formatação de sua máquina de forma segura é rápido e prático.

1. Salve todos os arquivos que considerar importante. Ao formatar o notebook, você estará na realidade apagando todos os arquivos contidos no seu disco rígido, deixando-o zerado, por isso, o mais indicado é realizar os procedimentos para salvar arquivos, instaladores e demais executáveis de sua preferência, como músicas, aplicativos, vídeos. O processos mais fácil é gravá-los em DVDs e pendrives.

Uma dica: para evitar que esse processo se repita sempre que você quiser formatar o computador, é bom você dividir o seu disco rígido em duas ou mais partes. Assim você pode manter seus arquivos de mídia, documentos, programas essências como na partição secundária, deixando apenas o sistema operacional e seus programas instalados na principal.

2. Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador. Antes de começar a carregar o Windows, ele pedirá que você pressione qualquer tecla para iniciar via Cd-Rom. Caso a mensagem para dar boot pelo CD não apareça, reinicie o computador, aperte “DEL” ou “F8″ e ative essa opção (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-mãe ou em um de nossos anexos). Aguarde enquanto o sistema carregar os arquivos necessários.

3. Inicie a formatação do HD. Pressione  a tecla “ENTER”. Existe uma ferramente extra nesta tela ( assunto para outros cursos ) que se chama console de recuperação, ele é extremamente útil para concertar diversos problemas que possam vir a ocorrer no micro ( vide anexos para mais informações sobre ).

4. Dê continuidade ao processo. Se você possuía algum Sistema Operacional instalado, ele irá reconhecer o diretório de instalação e pedir para que você pressione “ESC” para continuar. Após isso, pressione a tecla “D” para apagar a partição existente ( para mais informação sobre esse assunto, consulte os anexos). Pressione “ENTER” para confirmar a exclusão da partição. Agora pressione a tecla “L” para confirmar de vez a exclusão.Observe que o sistema confirmará 2 vezes para que sua partição seja apagada. Isso inclui perda total de dados, daí o motivo de tanta insistência nossa para que você faça os backups ( cópias de segurança ). Volte a essa mesma tela e pressione “C” para criar uma nova partição.

5. Configure seu HD.  Irá aparecer uma janela mostrando a capacidade máxima de seu HD e irá pedir para que você entre com o tamanho desejado para sua partição. Destine a quantidade de dados que acha necessário para sua partição. Se optar por apenas uma, destine tudo para essa partição. Existe aqui uma opção de criar mais de uma partição. Você pode, por exemplo, usar uma partição para instalar o sistema, e outra, para guardar dados. Para isso basta informar o tamanho desejado para a primeira partição, concluir, e depois pressionar “C” novamente para criar a segunda partição, com o espaço que sobrou.

Dica: tente balancear a quantidade de espaço que irá destinar para seus dados. Por exemplo, num HD de 40 GB, deixe 10 para o windows e 30 para seus dados.

6. Escolha a partição que deseja formatar. A partição foi criada com sucesso. Mas ela apenas estará apta para uso após a formatação. Escolha qual partição formatar e tecle “ENTER”. É a partir daí que começa o processo de formatação. Ele perguntará se você deseja fazer formatação rápida ou completa. Selecione a completa toda vez que estiver formatando uma partição para instalação de um Sistema Operacional. Perguntará também qual sistema de arquivos deseja (FAT32 ou NTFS). Basta uma lida rápida nos anexos para entender qual escolher, no seu caso.

7. Comece o processo de conclusão. O sistema será reiniciado e pedirá para que você pressione uma tecla para iniciar do Cd-Rom. Não pressione nada, pois dessa vez iremos iniciar do HD.Nas etapas seguintes ele irá lhe fornecer algumas opções de configurações básicas, como data, hora, tipo do teclado. Para isso clique em “DETALHES”. Se não estiver interessado, pode clicar diretamente em “Avançar”.

8.Coloque um nome para seu computador. Agora você deverá entrar com o serial de seu Sistema Operacional. Pode ser encontrado na caixinha do cd, no manual que acompanha o micro ou colado em forma de selo em alguma parte do gabinete. Entre com uma senha para o sistema.Configure data, hora e fuso horário de seu sistema para prosseguir. Clique em “Avançar”.

9. Encerre o processo.Se não quer configurar sua rede, deixe do jeito que estão as opções e apenas clique em “Avançar”. Agora resta aguardar até que a instalação seja concluída. Após ele terminar, irá tentar configurar sua placa de video automaticamente. Apenas clique em “OK” para continuar. Aparecerá uma tela de apresentação do Windows, resta seguir alguns poucos passos para finalizar a instalação.