Como Formatar um HD

Como Formatar um HDSe você tem dúvidas sobre como formatar seu HD, esse artigo traz todas as orientações necessárias. Antes de começar, vale lembrar que você deve ter certeza que a formatação do HD é realmente necessária, pois o processo é longo e acarreta na perda de todos os seus dados salvo no disco rígido.

Estando certo em formatar seu HD, saiba que há duas maneiras de se fazer isso, através de um CD-ROOM ou de um disquete/pen drive. Para as instruções a seguir, utilizaremos o CD-ROOM.

Antes de iniciar a formatação, lembre-se de gravar dados e programas importantes em um pen drive.

Vamos às instruções:

1. Insira o CD-ROM do Windows (de acordo com sua versão)e reinicie seu computador.

2. Aperte qualquer tecla assim que o PC religar. Caso a mensagem para dar boot pelo CD não apareça, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opção.

3. Espere o Setup ser caregado.

4. Para formatar, aperte ENTER. As outras opções são: R, para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatação. Atenção: reparar o sistema não é o mesmo que formatar o HD e instalá-lo de novo.

5. Na tela seguinte, aperte ESC para seguir com a formatação. Se apertar R, o programa irá reparar a atual cópia do Windows, e não formatará o HD.

6. Na janela que irá parecer, tecle D para apagar a partição existente. Essa opção é a recomendável porque, assim, o sistema faz nova verificação do HD e pode encontrar defeitos físicos no disco. Mas é possível começar já a formatação. Para isso, tecle ENTER.

7. Aperte L para, de novo, confirmar que quer deletar a partição existente. O Windows pergunta isso duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados serão perdidos. Em seguida, ESC faz retornar à tela anterior.

8. Aperte C para criar a partição nova. Existe aqui uma opção de criar mais de uma partição. Você pode, por exemplo, usar uma partição para instalar o sistema, e outra, para guardar dados.

9. O recomendado é fazer a formatação completa, e não a rápida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que é mais seguro.

10. Aguarde até a formatação ser concluída.

11. Com o disco já formatado, o Windows inicia o programa de instalação. Apenas acompanhe.

12. Antes de reiniciar o sistema, o programa pede para, se for o caso, retirar disquete do drive A. Mas, atenção, não retire o CD de instalação.