Como Formatar o Windows XP

Como Formatar o Windows XPFormatar um computador não é tão difícil quanto às vezes parece ser, quando seu computador começa a ficar muito lento, dando erros ou com vírus está na hora de uma formatação. Com algumas técnicas você pode economizar o trabalho de um técnico e fazer você mesmo. Veja algumas dicas de como fazer para formatar seu Windows XP.

1. Faça um backup. Para não perder informações importantes, você precisa fazer um backup dos arquivos do computador.

2. Configure o setup do computador. Antes de iniciar a formatação e instalação do Windows XP é necessário configurar o setup do PC para que o primeiro Dispositivo a dar o “Boot” seja o Drive de CD Rom.

3. Insira o CD de instalação. Depois de configurado insira o Cd do Windows XP no Drive e espere o inicio automático do programa de instalação. O programa irá começar a carregar os arquivos necessários para a instalação do sistema. Quando todos os arquivos forem carregados aparecera na tela um contrato de licença, aperte F8 para aceitar os termos e continuar com o processo.

4. Escolha o tipo de formatação. Neste instante o programa ira indicar os Hds que estão instalados na máquina (caso tenha mais de um). Haverá quatro opções de formatação:

Formatar a partição utilizando sistema de arquivos NTFS (Rápido)
Formatar a partição utilizando sistema de arquivos FAT (Rápido)
Formatar a partição utilizando sistema de arquivos NTFS
Formatar a partição utilizando sistema de arquivos FAT
As formatações “rápidas” apenas preparam o disco para formatação e não apagão o conteúdo do HD. Nas duas seguintes o disco será totalmente apagado. Selecione qual HD será formatado e a opção de formatação que se enquadra com suas necessidades.

5. Aguarde o programa agir. No momento que a formatação estiver concluída o Windows irá copiar os arquivos necessários para iniciar o sistema operacional. Seu computador ira reiniciar logo após o término deste processo.

6. Configure o idioma. Após o reinício do PC o programa ira continuar a instalação do sistema. Logo aparecerá uma janela de configuração de idioma do teclado, o idioma patrão configurado é o ABNT. Você pode também adicionar seu nome e a empresa que trabalha (isto se preferir, caso contrario pode deixar os campos em branco).

7. Digite a chave de segurança. Será necessário inserir a chave do produto que costuma ser fornecida pela própria Microsoft. Digite a chave e continue com a instalação.

8. Escolha a configuração de rede. Adicione o nome do computador e senha de acesso (a senha não é obrigatória). Agora o programa esta se preparando para configurar a rede.

Pronto! Seu computador já está pronto para ser utilizado.