Como Formatar o PC Passo a Passo

Como Formatar o PC Passo a Passo

Um dia o seu PC resolve entrar em colapso e tudo vira um caos. Páginas da internet abrindo sem nenhum comando, o antivírus subindo e descendo a tela com aviso de invasão e você, cheio de atividades para fazer e ele nada de colaborar. Sim, é aquele momento de muita tensão em que só a formatação do seu PC resolverá o problema. Reúna todos os CDs com os softwares do seu computador. Se estiver faltando algum, procure o drive no site do fabricante e salve em uma mídia virgem. Faça o famoso Backup em um pen drive, HD externo ou em um CD virgem. Salve tudo o que achar necessário. Esse é um bom momento para excluir o que já não precisa mais e de organizar os arquivos. Agora, cancele todos os compromissos, arregace as mangas e vamos trabalhar.

1. Dando o boot pelo CD-ROM. Coloque o CD do sistema operacional na unidade e reinicie o computador. Aperte DEL até que apareça a tela de configurações do setup. Na aba advanced setup, selecione 1st boot device e aperte “+” ou “-” pra ir alterando as opções do primeiro dispositivo que deve ser verificado para o boot. Escolha a sua unidade de CD/DVD. Para sair e salvar pressione F10 e em seguida enter.

2. Fique atento. O computador será reiniciado automaticamente e será necessário apertar uma tecla para que ele mesmo faça algumas verificações. Quando as verificações estiverem concluídas, aperte enter. Leia o contrato de serviços e se concordar pressione F8.

3. Momento decisivo. Uma nova tela será aberta, aperte enter para não reparar a instalação e depois D para excluir a partição e todos os dados. Em seguida enter para formatar o HD e instalar o sistema operacional.

4. Agora é só aguardar. O software irá formatar o seu HD. Isso leva em médica 1 hora, dependendo do tamanho do seu disco. De tempo em tempo, verifique o andamento e a fim de verificar a necessidade de intervenção.

5. De volta ao trabalho. Quando a formatação terminar, será a sua vez de trabalhar. O software pedirá para você digitar a chave de segurança, o seu nome, escolher a rede e verificar a autenticidade do sistema. Siga as instruções até que seja possível acessar a área de trabalho. Quando isso acontecer, parabéns. O seu PC está formatado e pronto para receber os programas e arquivos que você desejar.