Como Formatar o HD de um Notebook

Como Formatar o HD de um Notebook Em algumas situações é inevitável a formatação de um HD. Formatar o HD significa apagar, desinstalar todo o sistema operacional junto com todos os arquivos e programas que o mesmo comporta. Os métodos de formatação são simples e você mesmo pode fazê-la. Os fabricantes costumam fornecer uma cópia do sistema operacional, juntamente com os utilitários e os drivers, e em alguns casos criam uma partição de restauração no próprio disco rígido.

Passo a passo:

1. Antes de iniciar qualquer ação verifique qual o método de formatação que seu aparelho lhe permite. Alguns notebooks possuem em sistema partições de restauração, outros não. Veja se o método de recuperação que seu fabricante te fornece é através das cópias dos programas ou da partição de restauração. Caso não tenha vindo nenhum CD de instalação juntamente ao seu aparelho, certamente você tem uma partição de restauração e vice e versa.

2. Coloque o CD com o programa de instalação em seu driver de CD/DVD. Este CD é auto executável para facilitar a instalação, ou seja ao coloca-lo em seu driver de CD ele abre automaticamente. Selecione a opção instalar uma copia do sistema operacional.

3. Aguarde enquanto o CD procede os passos para a instalação. Você precisará seguir alguns passos respondendo algumas perguntas para configurar o seu sistema. Siga os passos com calma e atenção lendo as informações contidas.

4. Ao concluir o processo de instalação sua área de trabalho estará completamente mudada em relação a quando você optou por formatar seu note. Estas são as configurações de fabrica.

5. Retire o CD de instalação do sistema da bandeja e coloque o CD de instalação de drivers. . Inicie instalando os drivers de chipset. Após o driver estar instalado reinicie o notebook.

6. Instale os demais drivers como os de som, vídeo, portas USB entre os outros que vêm neste CD. O único driver que requer ordem é o de chipset que deve ser instalado primeiro, os demais podem ser instalados em qualquer ordem. Instale os demais e quaisquer programas que tenham vindo junto com seu notebook.

Formatando o notebook utilizando a partição de restauração:

Inicie seu sistema do notebook e ao estar iniciando pressione a tecla F10 em seu teclado. Este comando fará com que o programa entre na tela de partição de recuperação. Escolha a opção “instalação de um novo sistema”. A grande vantagem desse método é que você não precisará fazer mais nada. O próprio programa irá reinstalar o Windows e todos os drivers e programas originais do sistema operacional automaticamente em seu notebook.